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Praça Rocha Pombo foi a primeira rotatória da cidade a ganhar semáforo; conceito deve ser repetido em outros pontos | divulgação/Prefeitura de Maringá
Praça Rocha Pombo foi a primeira rotatória da cidade a ganhar semáforo; conceito deve ser repetido em outros pontos| Foto: divulgação/Prefeitura de Maringá

Durante a apresentação das novas mudanças no sistema binário, o prefeito de Maringá, Silvio Barros (PP), falou sobre aquele que ele considera a principal adequação: a semaforização das rotatórias. Além da melhora na segurança, ele acredita que o sistema permitirá que as praças da cidade sejam revitalizadas. Nos últimos anos, o ritmo frenético de carros que circulam as rotatórias isolou as praças da população, problema que deverá ser corrigido na avaliação do prefeito.

"No projeto original da cidade, as rotatórias foram constituídas para serem praças, mas hoje ninguém visita os locais, pois o risco é muito grande. Qual pai vai deixar os filhos brincarem nas praças sabendo dos perigos?", disse Barros. Com os semáforos, a intenção é que a travessia de pedestres e ciclistas possa ser feito por dentro das rotatórias. "Queremos que o maringaense utilize os espaços como ambiente de socialização", continuou.

Contudo, Barros disse que já espera quais serão as reclamações que surgirão com as mudanças, e uma delas será com a extinção dos estacionamentos nas rotatórias. "Mas queremos deixar claro que temos total segurança nas decisões que estamos tomando. Sabíamos, por exemplo, que haveria reclamações com as agulhas (passagens abertas nos canteiros centrais para mudança de faixa nas vias binárias), mas conhecendo o perfil da população de Maringá, sabíamos que ia ser pior se derrubássemos as palmeiras e as tamareiras. Então resolvemos preservar as árvores", explicou.

Mais mudanças vêm por ai

O prefeito ainda citou, sem dar detalhes, quais serão os próximos passos. Até o fim do ano, a Avenida Brasil deve perder o estacionamento espinha de peixe. Também haverá modificações na Avenida Morangueira. "As mudanças na Avenida Morangueira servirão para melhorias no transporte coletivo. Servirão também para subsidiar a licitação do transporte coletivo", afirmou.

Mesmo assim, Barros evitou dar detalhes sobre os conceitos de mudanças na via, já que os estudos não estão prontos.

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