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Uma campanha que reivindica a duplicação de trechos da PR-323 e da BR-272, na região Noroeste do Paraná, será lançada por várias autoridades, na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), na tarde de segunda-feira (8). O objetivo da iniciativa é reduzir a quantidade de acidentes e contribuir para o desenvolvimento econômico ao viabilizar melhores condições de transporte para o escoamento da produção regional.

A reivindicação é de que 210 quilômetros da PR-323 e 60 quilômetros do BR-272 sejam duplicados. No primeiro caso, o trecho vai de Maringá a Iporã, passando pelos municípios de Cianorte, Tapejara, Cruzeiro do Oeste, Umuarama, Perobal e Cafezal do Sul. No segundo, vai de Iporã a Guaíra. Nas duas rodovias, é comum flagrar motoristas se arriscando em ultrapassagens arriscadas.

De acordo com dados fornecidos pela própria organização da campanha, um levantamento feito em 2008 mostrou que o tráfego diário ultrapassa 30 mil veículos nos dois trechos – ao todo, cerca de 20 mil veículos passam próximo a Maringá, 9 mil próximo a Umuarama e 3 mil entre Iporã e Guaíra. O número de acidentes, contudo, não foi divulgado.

Para endossar a campanha, um abaixo-assinado está coletando assinaturas favoráveis à duplicação em pontos estratégicos de Maringá (como a sede da Acim e o Shopping Maringá Park), Umuarama e de outros 30 municípios da região. As primeiras assinaturas foram colhidas nas paróquias da região, já que a Arquidiocese de Maringá também participa da campanha.

Uma comissão permanente, formada por representantes de alguns dos municípios envolvidos na mobilização, utilizará as assinaturas para propor uma lei popular.

Pesquisa

Apesar de a duplicação ser um pedido comum entre os moradores que passam por esses trechos, uma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) deste ano considera que o estado das duas rodovias varia de regular a bom.

A CNT avaliou 225 quilômetros da PR-323 e 133 quilômetros da BR-272. Em ambos os casos, as rodovias receberam classificação boa nos quesitos geral, pavimentação e geometria. Somente em relação à sinalização é que foram considerados regulares.

Acidentes

Na PR-323, um dos últimos casos registrados aconteceu no dia 27 de agosto desta ano. Orcílio Berdusco Filho, de 44 anos, morreu quando a motocicleta que dirigia bateu de frente com um caminhão que vinha no sentido contrário. O motorista do caminhão, Marçal José dos Santos, 51 anos, saiu ileso.

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