• Carregando...
Monumento símbolo da cidade será adequado às normas de segurança do Corpo de Bombeiros | Ricardo Lopes/PMM
Monumento símbolo da cidade será adequado às normas de segurança do Corpo de Bombeiros| Foto: Ricardo Lopes/PMM
  • Com 124 metros de altura (10 metros correspondem somente a cruz), a Catedral de Maringá é o décimo maior monumento em altura no mundo e o primeiro na América do Sul

Fechados para adequações estruturais desde abril deste ano, a escadaria e o mirante da Igreja Basílica Menor Nossa Senhora da Glória devem permanecer sem visitação até 2012 pelo menos. Esta é a expectativa do pároco da Catedral de Maringá, padre Virgílio Cabral dos Santos, com base na previsão de conclusão da reforma da igreja, considerada um dos principais pontos turísticos da cidade. A partir de setembro, começa mais uma etapa das obras, que deve levar pelo menos 18 meses para ser finalizada.

O religioso afirmou que a reabertura do mirante chegou a ser cogitada ainda para este ano, no entanto, as obras no restante da igreja poderiam oferecer riscos aos visitantes. "Já temos os corrimões e grades de proteção para os exaustores. Só que devido ao trânsito do pessoal com as máquinas, não podemos ter ninguém visitando" , afirmou. Além de alguns reparos no mirante, a Catedral já recebeu adequações na base das colunas principais.

Nova fase de obras custará R$ 820 mil

A próxima etapa da reforma será concentrada entre o 10º e 19º pavimentos da estrutura, além da área externa do mirante. Os trabalhos custarão R$ 820 mil e, segundo o padre Virgílio, serão custeados com o dinheiro arrecadado com o dízimo e as ofertas dos fiéis.O estudo técnico e o orçamento para a realização dos reparos na estrutura foram apresentados na quinta-feira (22) pela empresa maringaense Contronorte e aprovados pelo Conselho de Assuntos Econômicos da Catedral. Nesta fase, os operários farão a adequação do concreto e correção das ferragens. "A Catedral foi feita em uma época que não tinha tecnologia para isso. Temos vários pontos com problemas e que precisam ser adequados", explicou o pároco.

Catedral

Monumento símbolo de Maringá, a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória foi construída entre de julho de 1959 e maio de 1972. Inspirada nas espaçonaves e lançadores soviéticos Sputinik, a igreja surgiu do projeto do arquiteto José Augusto Balucci. Com 124 metros de altura (10 metros correspondem somente a cruz), É o décimo maior monumento em altura no mundo e o primeiro na América do Sul.

De forma cônica, possui um diâmetro externo de 50 m e uma nave circular, com diâmetro interno de 38 m. A pedra fundamental, um pedaço de mármore, retirado das escavações da Basílica de São Pedro e Bento pelo Papa Pio 12, foi lançada em 15 de agosto de 1958.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]