• Carregando...

Projeto prevê a instalação de 25 câmeras de vigilância em Maringá

A Prefeitura de Maringá finalizou o projeto de videomonitoramento de vários pontos da cidade. A princípio, o município espera instalar pelo menos 25 câmeras, a maior parte delas nas Avenidas Colombo e Brasil. A proposta foi concluída este mês e encaminhada para o Ministério da Justiça, onde o município pleiteará recursos.

Pelo projeto, a Central será instalada no Obelisco da Praça Renato Celidônio, ao lado do Paço Municipal. Cinco câmeras serão instaladas na Avenida Colombo, quatro na Avenida Brasil, três nas avenidas 15 de Novembro e Tiradentes e duas na Avenida Morangueira.

Leia a reportagem completa.

O município de Paranavaí, na região Noroeste do estado, vai ganhar 23 câmeras de segurança neste mês, segundo a Prefeitura. Oito delas já estão em funcionamento nas áreas centrais da cidade. O projeto piloto partiu do executivo e ganhou o apoio da comunidade e dos comerciantes. As imagens serão monitoradas 24 horas por dia em duas centrais da Polícia Militar.

"Os próprios policiais da central de operações vão fazer o monitoramento das imagens em tempo real. As imagens vão ajudar a reduzir a criminalidade e até mesmo prender suspeitos ou autores de crimes cometidos na cidade", disse Fábio Havro de Sá, engenheiro elétrico da Prefeitura de Paranavaí.

Os equipamentos serão mantidos pela Prefeitura, segundo . A expectativa da administração é que em, no máximo, 20 dias as 23 câmeras estejam instaladas e funcionando normalmente. Ainda segundo o engenheiro elétrico, as câmeras não precisam de fiação para enviar os dados às centrais de operações.

"As câmeras são muito modernas e todo o sistema de envio de dados é wireless, o que garante mais segurança na transmissão de dados. Todas as imagens serão enviadas para a central e ficarão armazenadas por 30 dias".

Tática comum em Londrina e Curitiba

Não é apenas em Paranavaí que câmeras estão monitorando pontos estratégicos da cidade. Em Curitiba e Londrina, por exemplo, as câmeras são realidade há algum tempo. Londrina, no Norte do estado, já conta com 54 câmeras nas ruas e ainda deve receber mais 30 pelo convênio entre o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que repassa os recursos, e o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania da Região de Londrina (Cismel), que os distribui.

Outras cidades da região devem receber câmeras por esse projeto: Rolândia, Arapongas, Apucarana, Cambé, Ibiporã, Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis, Jataizinho e Tamarana. Apucarana também já possuiu o vídeo monitoramento em 33 pontos da cidade. Entre outros municípios que já instalaram os equipamentos estão Toledo, Matinhos, Araucária, Candói e Castro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]