• Carregando...
Relação de Oz com a bruxa Theodora (Mila Kunis) dá complexidade à trama | Divulgação
Relação de Oz com a bruxa Theodora (Mila Kunis) dá complexidade à trama| Foto: Divulgação

Acesse o Guia da Gazeta Maringá

Os horários e os locais de exibição podem ser conferidos no Guia Gazeta Maringá

Os três filmes que estreiam nos cinemas maringaenses nesta sexta-feira (8) devem agradar a públicos diversos. Oz, Mágico e Poderoso é um filme para adultos e crianças, que conta a história anterior àquela de O Mágico de Oz de 1939.

Holy Motors, considerado um filme cult, chega a Maringá antes de chegar aos cinemas curitibanos. Já para os amantes de ação, estreia Fogo Contra Fogo.

Os horários e os locais de exibição dos filmes podem ser conferidos no Guia Gazeta Maringá.

O encanto não acabou

Depois de Shrek, as histórias infantis nunca mais foram as mesmas. Seguiram-se diversas reinvenções de contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho e Cinderela, sempre com muita ironia. Agora é a vez de O Mágico de Oz, que ganha uma boa "pré-história" em Oz, Mágico e Poderoso.

O protagonista, Oz (James Franco), é um mágico ambicioso e mulherengo que sofre para convencer as pessoas com seus truques em sua terra natal, o estado do Kansas (EUA). Numa fuga, é pego por um tornado (tal qual Dorothy no original) e vai parar em... Oz.

Lá chegando – e na viagem os efeitos 3D fazem valer o ingresso e o estranhamento de ver atores em meio ao desenho animado logo passa –, é imediatamente identificado como o mago de que falavam as profecias locais. Poderia ele livrar os diferentes povos daquela terra encantada da malévola bruxa? Ele finge que sim e a história que segue o ensina a realmente acreditar para que seus espectadores acreditem também.

Assim como no filme de 1939, o protagonista ganha companheiros fiéis: um impagável macaco alado, Finley, e uma bonequinha de porcelana quebrada e teimosa.

Referências ao leão medroso e ao espantalho sem cérebro aludem à história de Dorothy (que, fica implícito, deve chegar num momento posterior ao retratado aqui). Outra forte fonte de inspiração é Wicked, o musical da Broadway que conta a história de Oz pela perspectiva das bruxas e revela como uma delas sai do bom caminho.

O enfrentamento final entre o bem e o mal, recorrente nas histórias infantis, guarda uma criativa redenção para o mágico que lutava contra a fama de fraudulento.

Holy Motors estreia em Maringá antes de chegar a Curitiba

Holy Motors, do francês Leos Carax, em cartaz no Cineflix de Maringá a partir desta sexta-feira (8), é um filme que sugere a suspensão da realidade convencional. Mais do que isso, pede uma entrega sem restrições ao seu universo bizarro, no qual as relações humanas são apenas encenadas e não de fato vividas.

É uma narrativa que se contenta em construir-se em cima de repetições – não a mesma cena, mas situações com o mesmo significado, que, esvaziado, perde sentido. Monsieur Oscar (Denis Levant) é o protagonista, um personagem que se reinventa ao longo do filme. Entra na pele de várias pessoas e passa o dia em uma limusine branca. Um filme cheio de metáforas.

Tensão

Fogo Contra Fogo conta a história de um bombeiro que após um longo dia de trabalho presencia um crime brutal. A partir disso, ajuda a polícia a encontrar o responsável. Ele entra no programa de proteção a testemunhas, mas isso não parece intimidar o criminoso quando é liberado pela justiça.

A direção é de David Barrett. Fazem parte do elenco Josh Duhamel, Bruce Willis, Rosario Dawson e outros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]