• Carregando...

A Pastoral da Criança de Maringá está organizando uma "caravana" para acompanhar o velório de Zilda Arns, que acontece até sábado (16) em Curitiba. Quatro carros, com 20 pessoas, partiriam do Noroeste às 13h, devendo chegar à capital no fim da tarde. "Para nós será muito importante estar lá, porque a Dra. Zilda partiu, mas vai continuar sendo sempre nossa estrela-guia", diz a coordenadora na pastoral da cidade, Leilane Garnica Wesselovitz.

Entre as pessoas que viajariam estão representantes da entidade em Campo Mourão, Paranavaí e Umurama. Mais um grupo de carros, levando funcionários das Pastorais de outras cidades da região, como Mandaguaçu, Paicandu e Sarandi, deve partir para Curitiba entre o fim da tarde e o início da noite. Os custos da viagem serão financiados pelos próprios funcionários.

"Nós tivemos o privilégio de receber a visita da Dra. Zilda por três vezes em pouco mais de dois anos. Ela é uma pessoa iluminada, que nos ensinou que ações simples são suficientes para salvar vidas", diz Leilane. A Pastoral da Criança, entidade fundada por Zilda Arns, está presente em 27 municípios da região de Maringá, atendendo a cerca de 15 mil crianças - 5 mil somente na Cidade Canção.

Zilda, que tinha 75 anos, morreu durante o forte terremoto que abalou o Haiti na terça-feira (12). Ela tem uma sobrinha em Maringá, a também médica Mariane Arns, segundo quem a tia "morreu fazendo o que amava".

Mais homenagens em Maringá

No próximo sábado (16), a Arquidiocese de Maringá vai celebrar missa pelo falecimento de Zilda Arns. A missa será presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Anuar Battisti, a partir das 19h30, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.

Ainda nessa quarta-feira (13), o prefeito de Maringá Silvio Barros manifestou o pesar pelo falecimento de Zilda Arns: "A doutora Zilda Arns foi uma pessoa de extrema importância para a saúde de muitas das crianças maringaenses e brasileiras", lembrou. Para o prefeito Silvio Barros o trabalho de Zilda Arns a frente da Pastoral da Criança vai perpetuar a profissional dedicada e competente que ela sempre foi, e servir de exemplo para os milhares de voluntários que vão manter a missão da pastoral de salvar vidas.

Velório

O velório da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann, que morreu na última terça-feira (12) no forte terremoto que devastou o Haiti, foi aberto ao público por volta das 12h30 desta sexta-feira (15), no Palácio das Araucárias, sede do governo estadual. No momento em que as portas do prédio foram abertas aos visitantes, aproximadamente 500 pessoas aguardavam para entrar.

Em entrevista ao telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV, a sobrinha-neta da médica, Caroline Arns, explicou que a visitação será suspensa no início da tarde para a celebração de uma missa reservada aos familiares. O horário desse intervalo, entretanto, ainda está indefinido. A cerimônia será comandada por Dom Geraldo Majela Agnello, que trabalhou em parceria com a missionária na fundação da Pastoral da Criança, na década de 1980.

Após a missa, a visitação pública ao velório será retomada ainda nesta tarde e seguirá até o sábado (16). Está programada para as 14 horas a missa de corpo presente no mesmo local do velório. O culto será exibido em telões na Praça Nossa Senhora de Salete - situada nas proximidades do Palácio das Araucárias - para que a população também possa acompanhá-lo, e pela internet, em um link que será disponibilizado no site da Pastoral da Criança. Após a celebração haverá o sepultamento no Cemitério da Água Verde, em cerimônia restrita aos familiares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]