• Carregando...

O governador Orlando Pessuti criou a primeira Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (Esfaep) da Polícia Militar do interior do Paraná, na noite de terça-feira (28), em Maringá.

A solenidade na qual ocorreu a assinatura do documento que cria a unidade ocorreu na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). Nela estavam presentes o prefeito Silvio Barros, o comandante da Polícia Militar do Paraná, o coronel Luiz Rodrigo Carstens, e o secretário de Estado da Segurança Pública, o coronel Aramis Linhares Serpa.

O próximo passo é a reforma do Colégio Estadual Maria Balani Planas, no Jardim Novo Horizonte, onde a Esfaep funcionará. Segundo o capitão Rogelho Aparecido Fernandes, do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), a reforma custará em torno de R$ 2 milhões e deverá ser concluída ainda no primeiro semestre do ano que vem. "A previsão inicial é de que as aulas comecem no fim do primeiro semestre ou no início do segundo semestre de 2011", afirmou.

Os cursos ofertados serão se formação de soldado, cabo e sargento e de aperfeiçoamento de praça e de sargento. Fernandes acrescentou que cerca de 200 policiais devem entrar para a nova unidade da Esfaep a cada processo seletivo – atualmente, cada batalhão já oferta o curso de formação de soldado, mas os outros só podem ser realizados na Academia Guatupê, em Curitiba.

Com a unidade instalada em Maringá, o 4º BPM deverá ganhar em número de estagiários, melhorando a qualidade do serviço prestado à população. "Enquanto os policiais estiverem estudando aqui [Maringá], poderão realizar estágio no batalhão", explicou o tenente Alexandro Gomes. "Eles só voltarão para a praça de origem após o fim do curso."

Segundo Gomes, Maringá foi escolhida para sediar a primeira unidade do interior da Esfaep, porque o comando geral da PM contou com o apoio do Conselho de Segurança (Conseg), da Acim e da Prefeitura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]