• Carregando...
Foram cerca de 4 mil metros de redes, 6 mil metros de espinheis e aproximadamente 200 molinetes a varas | Arquivo/Gazeta do Povo
Foram cerca de 4 mil metros de redes, 6 mil metros de espinheis e aproximadamente 200 molinetes a varas| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Até o dia 28 de fevereiro é período da piracema e a Força Verde intensifica a fiscalização e combate à pesca predatória nos rios da região. Desde novembro os agentes da Polícia Ambiental de Maringá já apreenderam cerca de 4 mil metros de redes, 6 mil metros de espinheis e aproximadamente 200 molinetes a varas, além de outros equipamentos de pesca.

A fiscalização se concentra nos rios Ivaí, Piquirí, Pirapó, Paranapanema e Piquirivaí e seus afluentes, disse o tenente Fábio Ribeiro, da Polícia Ambiental. "As multas começam no valor mínimo de R$ 700, pelo simples ato de pescar", disse Ribeiro. Até agora nenhuma multa foi aplicada e ninguém foi preso. Os infratores fogem por terra e abandonam os equipamentos na beira do rio quando ouvem que a polícia está chegando pela água, explicou o tenente.

Ribeiro também criticou a falta de consciência dos pescadores que não respeitam o período de reprodução dos peixes. "Todo pescador sabe que esse período é proibido. Eles têm oito meses para pescar e a natureza reserva apenas quatro (meses) para se reproduzir. Quem quiser pescar nessa época que faça isso em um pesque-pague", disse.

Outro alerta é com relação ao lixo que é deixado nas barrancas e na beira das estradas, informou Ribeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]