• Carregando...
Em Maringá, menos de cinco médicos se cadastraram. Cerca de 11 mil perícias estão acumuladas na região | Ivan Amorin/Gazeta do Povo
Em Maringá, menos de cinco médicos se cadastraram. Cerca de 11 mil perícias estão acumuladas na região| Foto: Ivan Amorin/Gazeta do Povo

A justiça determinou a contratação emergencial de médicos peritos para o INSS, mas em Maringá a procura é muito baixa

Categoria vai se reunir nesta sexta-feira (17)

A Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) convocou os médicos peritos para uma nova assembleia marcada para esta sexta-feira (17). O objetivo é analisar a decisão da Justiça e os próximos passos do movimento.

Em uma carta escrita que circulou no mês de agosto em Curitiba, os médicos peritos explicaram que estavam reivindicando melhores condições de trabalho e adequação da jornada de trabalho para seis horas diárias. Na carta, eles diziam que "não esmorecerão antes de ver concretizadas todas as suas as suas aspirações".

O numero de médicos interessados nas vagas temporárias para peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está muito abaixo do previsto no Paraná. Até quinta-feira (16), penúltimo dia para as inscrições no interior do estado, menos de vinte profissionais haviam se credenciado para ocupar as 104 vagas abertas.

Em Maringá, menos de cinco médicos preencheram o cadastro. Segundo o gerente executivo do INSS, Valmir de Souza Tomaz, são esperados pelo menos 22 novos profissionais para trabalhar a partir do mês que vem nas unidades de Campo Mourão, Cianorte, Colorado, Goioerê, Loanda, Paiçandu, Paranavaí, Umuarama e, talvez, de Astorga - que está prestes a ser inaugurada.

"Nós pedimos aos médicos interessados que procurem o edital e verifiquem as condições", afirmou Tomaz. Cerca de 11 mil perícias estão acumuladas na região. Em todo o Paraná, mais de 65 mil avaliações médicas (29 mil na Região Metropolitana de Curitiba) estão atrasadas em razão da greve dos médicos concursados - que durou quase três meses – finalizada no último dia 14 por determinação judicial.

A contratação imediata de profissionais temporários (válida por 180 dias) foi determinada, em caráter emergencial, pela Justiça em 27 de agosto e tem como objetivo diminuir o número de pessoas que aguardam atendimento. Para a chefe do setor de perícias do INSS de Maringá, Maria Montanher Silva, trazer novos profissionais por pouco tempo não é o suficiente. "Cento e oitenta dias talvez consiga retirar a carga maior, mas não resolve."

Poucos interessados

Na região de Cascavel, o INSS disponibilizou 20 vagas, mas nenhum candidato havia sido credenciado até quinta-feira (16). Já em Ponta Grossa, foi apenas um inscrito para dez vagas. Nos dois locais, os prazos de inscrição devem ser prorrogados.

A maior quantidade de interessados foi registrada na região de Londrina. Das 22 vagas disponibilizadas, dez foram preenchidas. Em Curitiba, as inscrições serão encerradas somente no próximo dia 24. Porém, até o momento foram apenas três médicos interessados.

Problema nacional

Segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), a ausência de interessados não é algo exclusivo no Paraná. Em todo o país, menos de 10% das vagas temporárias foram preenchidas, informou a assessoria de imprensa, dado não confirmado pelo Ministério da Previdência Social, que não tem o balanço de peritos temporários que se candidataram.

Na avaliação do presidente da ANMP, Luiz Carlos de Teive e Argolo, a dificuldade do INSS para contratar médicos temporários é resultado da mobilização da categoria, tanto é que o grupo recebeu apoio de todas as entidades médicas. "Ficamos satisfeitos com o entendimento da classe em não assumir os cargos terceirizados em decorrência de um movimento legítimo, ético e legal."

A ANMP ainda solicitou parecer ao Conselho Federal de Medicina sobre as possíveis infrações éticas que estariam cometendo os médicos que aceitaram a contratação de forma terceirizada. "Lembramos a todos os peritos médicos previdenciários, mesmo ocupando cargo de confiança ou chefia, que se porventura auxiliarem a contratação de terceirizados também estarão passíveis de serem responsabilizados", destacou comunicado no site da associação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]