• Carregando...

Em duas cidades da região Noroeste do Estado, a população continuará sem saber quem será o prefeito municipal na gestão 2009-2012. Em Cândido de Abreu, a 188 quilômetros de Maringá, e Ângulo, a 53 quilômetros, os respectivos presidentes da Câmara tomaram posse interinamente nesta quinta-feira (01).

Em Ângulo, a disputa para eleição da presidência da Câmara começou às 0h do dia 31 e terminou por volta da 1h30 do dia 1. O vencedor, Moisés Gomes da Silva (PP), assumirá a prefeitura até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decida a situação de Erivaldo Lourenço da Silva, o Valdo (PMDB), e o candidato a vice, Antônio Valdecir Maróstica (DEM), que venceram as eleições, mas estão sendo julgados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por compra de votos.

Além da cassação do registro das candidaturas, eles foram condenados a pagar uma multa de 10 mil Unidades Fiscais de Referência cada um. Valdo teve 1.128 votos (51%), derrotando seu adversário, Antônio Romano (PDT), que obteve 48% dos votos válidos.

Cândido de Abreu

Em Cândido de Abreu, Richard Golba (DEM), também não pode assumir a prefeitura municipal pela segunda vez consecutiva. O presidente da Câmara, João Peda Soares (PSDB), foi empossado como mandatário do Executivo na manhã desta quinta-feira, às 9 horas, após a eleição da mesa diretiva.

Richard Golba e seu vice, Luiz Czerpicki (PDT), não puderam assumir a prefeitura pois tiveram o registro de candidatura negado devido a irregularidades encontradas em uma prestação de contas durante o seu primeiro mandato (1997/2000), relativo a um convênio firmado com a União.

O TSE, em resposta à consulta do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, orientou os cartórios eleitorais a empossar o segundo colocado das eleições, em que os candidatos vencedores estivessem respondendo pedidos de cassação.No entanto, os juízes eleitorais de Cândido de Abreu e Ângulo irão aguardar a decisão final do Tribunal para diplomar os novos prefeitos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]