• Carregando...

Presos do Centro de Detenção Provisória de Maringá (CDP) vão voltar a receber visitas a partir deste fim de semana. A visitação havia sido suspensa desde a rebelião ocorrida no último dia 2, que deixou 20 celas destruídas e 20 feridos. Mesmo sem a reforma das repartições, a direção do CDP vai liberar as visitas no sábado e no domingo. "As famílias que tiverem crianças vão poder trazê-las para visitar os detentos", disse Aclínio José do Amaral, diretor do CDP.

Segundo o diretor, as obras de reparo das celas destruídas do CDP ainda não começaram. Um dia depois da rebelião, o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Cezinando Vieira Paredes havia afirmado que as visitas seriam suspensas, por motivo de segurança, para que as obras fossem executadas imediatamente. Porém, o orçamento dos engenheiros da Secretaria de Obras Públicas do Paraná ainda não ficou pronto.

Mesmo assim, o diretor do CDP disse que há condições para os familiares voltarem a visitar os presos. O remanejamento de alguns presos para a Colônia Penal Agrícola, em Curitiba, e a concessão de alvarás de soltura desafogaram um pouco as celas do CDP. "Foram 20 transferidos para a Colônia e outros 14 que receberam da justiça os alvarás de soltura", disse Amaral. "Os presos estão calmos e temos segurança suficiente para receber as visitas." O CDP comporta 900 pessoas e no dia da rebelião contava com 897 presos.

O diretor explicou que do total das celas danificadas, dez tiveram apenas as portas de ferro arrombadas. "A gente deu um jeito nas portas e essas celas já estão acomodando presos novamente", disse. A direção do CDP ainda não sabe quando a reforma total das celas será concluída.

Amaral disse também que as famílias dos presidiários devem procurar o CDP para agendar em qual dia será feita a visita. "Um grupo vai visitar no sábado e outro no domingo. Por isso, os familiares devem procurar o CDP para verificar o agendamento", concluiu.

CDP deve receber mais presos

Mesmo com algumas celas a menos em razão da rebelião, o CDP deve receber mais 15 presos nos próximos dias.

De acordo com os delegados da 9.ª Subdivisão Policial (SDP) de Maringá, Nilson Rodrigues e Márcio Amaro, dos 64 detidos na carceragem da delegacia, aproximadamente 15 devem ser transferidos brevemente. "O juiz da Vara de Execuções Penais esteve visitando a delegacia, como faz toda a semana, para verificar quais presos podem ser transferidos", disse Rodrigues.

Segundo os delegados, não há uma data definida para que a transferência aconteça. A reportagem tentou falar com a Vara de Execuções Penais sobre a possível transferência, mas não obteve resposta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]