A prisão de três pessoas na noite de quarta-feira (29) pela Polícia Rodoviária Estadual agravou a situação na carceragem de Marialva, região metropolitana de Maringá, que desde o fim de março deveria estar desocupada, segundo uma determinação judicial. Cinco homens dividem um espaço de cerca de cinco metros quadrados e uma mulher está detida na sala do cartório da delegacia.

CARREGANDO :)

O trio foi preso com 850 gramas de crack. O grupo de Cascavel (Oeste do estado) estava em um Escorte e foi parado para abordagem na BR 376, entre Marialva e Sarandi . A droga foi encontrada presa com fita crepe junto à coxa de uma mulher, que estava com outros dois homens no carro. Todos irão responder por tráfico de drogas.

Segundo a delegada responsável pela unidade, Elza da Silva, não há estrutura para receber os presos. Wesley Cristiano Lisboa Martins, de 21 anos, e Leandro Antônio Faión, de 24, estão em uma cela junto com outros três presos. O local tem capacidade para abrigar apenas uma pessoa, e não possui janelas, luz, água ou banheiro. "Nós não temos uma estrutura adequada aqui na cidade. Este é um prédio alugado, e de forma improvisada transformamos uma antiga despensa em cela", conta Elza.

Publicidade

Luciana Campos, de 34 anos, está detida em uma sala do cartório da delegacia. "Não posso colocá-la com os homens, e, como não temos local específico para mulheres, essa foi a única solução", explica a delegada. Luciana estava com uma criança de quatro anos quando foi presa. A menina passou a noite no Conselho Tutelar, mas foi levada na manhã desta quinta-feira (30) pela avó.

Elza diz que está tentando transferir os detentos para delegacias de Maringá ou Arapongas. "Nossa situação é complicada, pois o juiz da Primeira Vara de Execuções Penais proibiu que detentos de outras comarcas fossem levados para a 9ª Subdivisão de Polícia Civil de Maringá, alegando superlotação", explica.

Problema antigo

A delegacia de Marialva foi interditada em novembro de 2007, pois estava com a estrutura precária, com riscos de desabamento. Atualmente ela funciona em um local improvisado, cedido pela prefeitura. A única "cela" tem pouco mais de cinco metros quadrados, sem janelas, água, luz ou banheiro.

No dia 31 de março deste ano a Justiça determinou que o Governo do Estadual deveria providenciar a transferência dos presos que se encontravam provisoriamente na Delegacia de Polícia de Marialva. O juiz da Comarca de Marialva determinou também que em até dois meses deveriam ser iniciadas obras de construção de uma nova cadeia pública ou de reforma do prédio antigo.

Publicidade

Segundo a delegada, apesar da determinação judicial, a situação continua a mesma. "Os presos não foram removidos. O Governo do Estado prometeu que iria reformar o antigo prédio, mas até agora nada foi feito", afirma.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) assim que foi notificada, o Governo realizou um inspeção no antigo prédio, que foi interditado, e verificou que a estrutura da carceragem está em boas condições, com problemas apenas na parte administrativa da delegacia. Assim, os detentos devem ser transferidos para essas celas no início da próxima semana. A Sesp afirmou que em breve deve ser iniciada a reforma do prédio da delegacia. A conclusão das obras está prevista para julho deste ano.

Veja também
  • Liminar determina transferência de presos de Marialva em até 48 horas
  • Mesmo com decisão da Justiça presos devem continuar na delegacia de Marialva
  • Presos de Marialva permanecem em celas sem a mínima estrutura