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Resolutividade

Das 13.872 reclamações registradas pelo Procon de Maringá, 12.261 tiveram a situação resolvida ou atendida, o equivalente a 88,3%. As 1.611 queixas restantes resultaram em processos administrativos.

Os problemas envolvendo as operadoras de telefonia lideram as queixas registradas pelo Procon em Maringá. Somente no primeiro semestre deste ano, das 13.872 mil reclamações feitas ao órgão, 3.845 envolveram os serviços desta área, o equivalente a 27,7% do total. Diante do alto volume de queixas, o órgão iniciou, nesta quinta-feira (25), a 1ª Conciliação na Área de Telefonia, que envolverá as operadoras Claro, GVT, OI, TIM e Vivo.

"A telefonia é um verdadeiro calo nos Procons do Brasil e em Maringá não é diferente. Então repassamos os processos para as operadoras, que analisaram os casos e estão fazendo suas propostas" , explicou o diretor do órgão de defesa do consumidor em Maringá, João Luiz Regiani.

Segundo o Procon, nos seis primeiros meses deste ano, foram feitas 2.397 queixas contra as empresas de telefonia fixa e outras 1.448 às operadoras de celular. Entre as principais reclamações dos clientes estão as discordâncias quanto à cobrança nos valores das ligações e o fim de promoções sem o aviso prévio.

Autores de 140 processos foram notificados para comparecer na conciliação. A lista pode ser acessada no site do Procon. As audiências serão realizadas até sexta-feira (26), das 8h30 às 18h, na sede do órgão. Outros consumidores com processos contra as operadoras de telefonia, que não foram selecionadas para a conciliação, devem entrar em contato com o Procon pelo telefone (44) 3293-8150.

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