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O Procon de Maringá realizará nos dias 25 e 26 de julho audiências de conciliação de pelo menos 147 processos ligados a reclamações na área de telefonia. Os encontros serão na sede do órgão, localizada na Rua Artur Thomas, no centro da cidade.

O diretor do Procon de Maringá, João Luiz Regiani, informou que as principais reclamações dos clientes se referem a discordâncias quanto à cobrança nos valores das ligações. Segundo ele, consumidores também reclamam sobre o fim de promoções sem o aviso prévio pelas operadoras. "Quando expira o ciclo da promoção as empresas precisam avisar os clientes, porque são alteradas as bases de cálculos dos serviços", explicou.

Regiane afirmou que durante a "Conciliação na Área da Telefonia", as operadoras terão a oportunidade de analisar os processos e fazer propostas de reparação dos prejuízos aos consumidores. "Os processos analisados já estão todos em trâmite. Novas reclamações feitas na data do evento não serão integradas ao programa."

De acordo com o Procon, estão confirmadas as participações de cinco operadoras de telefonia: GVT, TIM, OI, VIVO e CLARO.

TIM e Vivo estão em um quarto dos processos

Em Maringá, Regiane citou que as empresas Tim e Vivo estão presentes em pelo menos um quarto dos processos que serão analisados no final do mês. Em nota encaminhada à imprensa, a Tim confirmou que vai participar do mutirão de conciliação em virtude do compromisso com a qualidade dos serviços prestados ao consumidor. O objetivo da empresa é resolver com maior agilidade possíveis demandas de usuários da região, além de contribuir para a redução de ações no Poder Judiciário. A empresa citou que em Curitiba, por exemplo, alcançou a marca de acordos em 70% dos casos.

A Telefônica Vivo informou, através de nota encaminhada à reportagem, que está fazendo investimentos de R$ 24,3 bilhões entre 2011 e 2014 – sendo R$ 6,1 bilhões apenas no ano passado. Segundo a empresa, o objetivo desses investimentos servem para a ampliação, modernização e melhorias das infraestruturas de redes e sistemas, afim de prestar serviços e atendimento com qualidade cada vez maior. A empresa ainda citou que a cobertura da Vivo abrange 94% da população paranaense.

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