• Carregando...
É a primeira vez que a horta comunitária produz uma cenoura com dimensões incomuns | Divulgação / Roberto Furlan / Secretaria de Comunicação
É a primeira vez que a horta comunitária produz uma cenoura com dimensões incomuns| Foto: Divulgação / Roberto Furlan / Secretaria de Comunicação
  • Legume chama a atenção pelo tamanho e pelo peso

"Como a cenoura estava rachando, resolvi colher, mas não conseguia tirar da terra. Tive uma surpresa quando comecei a cavar em volta", contou o produtor rural Nivaldo Agda, o popular Terra Seca.

Não era para menos. O produtor de Maringá colheu uma cenoura de dimensões impressionantes: o legume tem 98 cm e pesa 1,410 kg. Agda é presidente da associação de moradores do Conjunto Ney Braga e colheu a cenoura gigante na Horta Comunitária do local.

Terra Seca citou que as cenouras normais produzidas na Horta Comunitária do Ney Braga não passam de 100 g e de 30 cm. "Usamos só adubo orgânico, mas tratamos com carinho a terra e a plantação, então sempre colhemos o resultado", disse. Foi a primeira vez que a horta da região deu um legume de dimensão incomum.

Para o engenheiro agrônomo José Oliveira de Albuquerque, gerente do projeto Hortas Comunitárias de Maringá, a cenoura gigante é resultado de vários fatores. Além da genética da planta, Albuquerque contou que a adubação orgânica e o trato da terra também influenciaram no crescimento.

Albuquerque lembrou de um caso parecido na Horta Comunitária do Jardim Itaipu, em 2011, quando um produtor colheu uma beterraba de 11,5 kg. "Isso mostra que o pessoal sabe cuidar muito bem das hortas."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]