• Carregando...
A Guarda Municipal conta com um efetivo de 296 pessoas, sendo 50 agentes operacionais e 246 servidores responsáveis pela proteção patrimonial | Divulgação PMM
A Guarda Municipal conta com um efetivo de 296 pessoas, sendo 50 agentes operacionais e 246 servidores responsáveis pela proteção patrimonial| Foto: Divulgação PMM

Vereadores antecipam eleição da mesa diretora para 1ª quinzena de dezembro

Os vereadores aprovaram na sessão de quinta-feira (25) mudança na Lei Orgânica do Município de Maringá e anteciparam para primeira quinzena de dezembro a eleição da mesa diretora da Câmara. Também ficou definido que o presidente e secretários eleitos assumam o posto em 1º de janeiro.

Leia matéria completa

A sessão desta terça-feira (30) da Câmara de Maringá promete ser movimentada com a discussão do orçamento do município para 2011 e do projeto de lei que pretende tornar armada a Guarda Municipal . As duas matérias serão votadas em primeira discussão pelo legislativo.

A proposta de armar a guarda foi apresentada pelo vereador Carlos Eduardo Sabóia (PMN) em outubro deste ano, mas foi retirada da pauta de discussão pelo próprio autor da matéria, que pretendia aperfeiçoar o projeto e resolver questões junto ao Executivo para que a lei fosse sancionada sem problemas. Segundo Sabóia, o objetivo é tornar o grupo devidamente aparelhado. "O guarda desarmado é um vigia, não tem poder de polícia e sofre desacato", afirmou.

A proposta não esclarece que tipo de armas seria utilizado pelo grupo, caso a lei entre em vigor. Segundo ele, um estudo posterior do município poderia definir a escolha do armamento. O vereador também deixa claro que nem todos os guardas seriam armados e que eles deverão passar por um treinamento e avaliações psicológicas.

Atualmente, a Guarda Municipal conta com um efetivo de 296 pessoas, sendo 50 agentes operacionais e 246 servidores responsáveis pela proteção patrimonial de espaços como prédios públicos e praças. O último grupo utiliza unicamente o cassetete como instrumento de defesa. Já os agentes operacionais contam com algemas, coletes balísticos, carros e motos com rádio. Esta equipe passou por um curso de formação de 546 horas ministrado pelo Corpo de Bombeiros, com aulas de legislação, direitos e deveres na área de segurança, treinamento físico e psicológico.

Quando o projeto foi apresentado, o diretor de Defesa Social da prefeitura, Paulo Mantovani, preferiu se manifestar sobre a proposta, mas comentou sobre o trabalho da Guarda Municipal. "Estamos há três anos trabalhando e avalio como de bom tamanho [os resultados]. É um trabalho que vem gerando resultados, como a redução nos casos de depredação do patrimônio e descaminho".

Orçamento do município

Na sessão desta terça-feira (30) os vereadores também votarão o Orçamento do Município para 2011. A proposta apresentada em setembro prevê uma receita de R$ 687,3 milhões para o ano que vem, aumento de 10% em relação ao orçamento deste ano. O índice é menor do que o aumento proposto ano passado para o orçamento de 2010, que foi de 14,61%.

Assessores deixarão cargos nesta terça

Os assessores parlamentares investigados pelo Grupo de Atuação no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) devem deixar seus cargos nesta terça-feira (30). Suspeitos de serem funcionários fantasmas - ou seja, receberam salário sem cumprir o horário de trabalho – os assessores foram demitidos na tarde de quarta-feira (24) pelo presidente do legislativo municipal, Mário Hossokawa (PMDB). Segundo ele, a exoneração só não aconteceu antes, porque a folha de pagamento já estaca fechada até o fim deste mês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]