• Carregando...

Em Maringá, 248.658 eleitores estão aptos a votar no segundo turno da eleição presidencial, neste domingo (31). Mesmo as pessoas que não votaram no primeiro turno podem comparecer às urnas, espalhadas em 679 seções eleitorais. Com aproximadamente 10 mil votantes, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) é o maior local de votação da cidade.

Os eleitores deverão escolher entre a candidata Dilma Rousseff (PT) e o candidato José Serra (PSDB). Para votar, basta apresentar documento oficial com foto - quem levar apenas o título de eleitor não poderá votar.

No primeiro turno, o candidato José Serra (PSDB) foi o mais votado na cidade, com 47% dos votos (91.740 votos). Dilma (PT) fez 30% (59.665 votos), e Marina Silva (PV) conseguiu 21% (40.949 votos). Abstenções somaram 41.866 (16%), 4.668 votaram em branco (2%) e 7.035 votaram nulo (3%).

Quem estiver fora do seu domicílio eleitoral no próximo domingo (03) deverá justificar a ausência do voto. Para isso, é necessário comparecer a qualquer seção eleitoral, durante o horário previsto para votação, das 8 às 17 horas, com o requerimento de justificativa preenchido e documento oficial com foto.

O Requerimento de Justificativa Eleitoral pode ser obtido de forma gratuita em cartórios eleitorais, no site do TSE (www.tse.gov.br), ou nos locais de votação, no dia do pleito. O documento deve ser assinado na presença do mesário que receberá a justificativa.

O eleitor tem até 60 dias, a partir da realização do pleito, para ajustar sua situação com a Justiça Eleitoral. Dessa forma, o eleitor evita o cancelamento do título. Com o documento em situação irregular, a certidão de justificativa eleitoral não pode ser emitida. Esta situação pode acarretar em dificuldade para emissão de documentos, como o passaporte ou ingresso em carreiras públicas.

Mutirão de limpeza

Assim como no primeiro turno, a Guarda Municipal e a Secretaria de Serviços Públicos farão mais um mutirão para manter a cidade limpa de propaganda eleitoral irregular. Cerca de 300 homens vão trabalhar entre a noite de sábado (2) e domingo (3), quando será realizado o segundo turno das eleições.

A equipe iniciará o trabalho às 22 horas de sábado (30) e todo tipo propaganda fixa e móvel será recolhida, inclusive painéis instalados em propriedades privadas. Com o serviço concluído, homens da Guarda Municipal serão acionados para fiscalizar os locais de votação e as principais vias da zona urbana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]