• Carregando...

A Polícia Federal (PF) registrou 4,3 mil armas em Maringá e região no ano de 2009, quando terminou o prazo estabelecido por lei para o registro de armas de fogo no país. A medida foi estabelecida pelo Estatuto do Desarmamento, em 2003. Quem não registrou a arma deve devolvê-la na sede da PF ou demais entidades cadastradas. A pessoa que for flagrada com uma arma ilegal, mesmo que guardada em casa, estará sujeita a multa e a prisão de 1 a 3 anos.

A entrega voluntária isenta o cidadão das punições e ainda garante o recebimento de uma indenização que varia entre R$ 100 e R$ 300, conforme o modelo da arma. Em Maringá, a Polícia Federal fica na Avenida José Alves Nendo, 1309, no Jardim Aclimação. Em caso de dúvidas, pode-se ligar para o telefone 0800 727 3040 ou acessar o site da Polícia Federal, clicando aqui.

De acordo com a assessoria de imprensa da PF, a maioria das armas cadastradas em Maringá e região é de calibre 38. O cadastro foi feito de duas formas: por meio da obtenção do registro da Polícia Federal ou da renovação do registro estadual, também chamado de recadastramento. Quem efetuou o registro recebeu o Certificado de Registro de Arma de Fogo, expedido pela Polícia Federal, que tem duração de três anos e, após esse prazo, precisa ser renovado.

Porte de arma

O registro da arma dá ao proprietário apenas o direito de mantê-la em casa ou no trabalho, conforme o caso. Para carregar consigo o equipamento é necessário o porte de arma de fogo, documento expedido pela própria Polícia Federal. O interessado em obtê-lo precisa ter idade mínima de 25 anos e apresentar uma série de documentos, como carteira de identidade e comprovante de necessidade do uso da arma.

O crime de porte ilegal de arma de fogo prevê prisão com pena que vai de 2 a 6 anos. Para mais informações, consulte o site da PF, clicando aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]