• Carregando...
Imunização: postos de saúde do Paraná só devem começar a vacinação contra a gripe no dia 15 de abril | Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Imunização: postos de saúde do Paraná só devem começar a vacinação contra a gripe no dia 15 de abril| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo

Abrangência

Com mais doses disponíveis, grupos de risco serão ampliados

Neste ano, o Paraná receberá 2,8 milhões de doses para a campanha de vacinação contra a gripe, um milhão a mais do que no ano passado. Segundo Sezifredo Paz, superintendente de Vigilância em Saúde da Sesa, isso vai possibilitar a ampliação das vacinas para outros grupos que serão definidos em uma reunião da comissão estadual de infectologia, na próxima terça-feira. "Nenhum país do mundo vacina 100% da população, o que se trabalha na influenza são grupos prioritários, definidos tecnicamente. Agora poderemos vacinar um pouco mais do que os grupos tradicionais – crianças de até dois anos, gestantes, trabalhadores de saúde, idosos acima de 60 anos e algumas categorias de doentes crônicos." Em 2012, Santa Catarina recebeu 1,5 milhão de doses e o Rio Grande do Sul 1,9 milhão. Neste ano, serão 1,8 e 3,1 milhões respectivamente.

Raio-x

Veja o número de casos e de mortes causadas pela gripe comum e pela H1N1 nos estados do Sul

Número de casos de gripe em 2012

Paraná

H1N1: 621 Sazonal: 339

Santa Catarina

H1N1: 743 Sazonal: 233

Rio Grande do Sul

H1N1: 520Sazonal: 285

Número de mortes em 2012

Paraná

45 por H1N1 e 20 por sazonal

Santa Catarina

76 por H1N1 e 20 por sazonal

Rio Grande do Sul

68 por H1N1 e 9 por sazonal

Enquanto clínicas e laboratórios particulares do Paraná começaram a oferecer a vacina contra a gripe nesta semana, os postos de saúde só devem iniciar a imunização de parte da população a partir de 15 de abril. A diferença de mais de um mês entre a vacina na rede particular e na rede pública de saúde é criticada por especialistas, que defendem a imunização da população o quanto antes, uma vez que a incidência do vírus da gripe nos estados do sul costuma ocorrer com a baixa das temperaturas, verificadas no fim de março. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) concorda com os infectologistas e justifica só ter conseguido, em relação ao ano passado, uma antecipação de 20 dias no fornecimento das doses pelo Ministério da Saúde.

A presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia, Rosana Camargo, explica que os anticorpos levam um mês para serem produzidos a partir da aplicação da vacina e, por isso, houve uma mobilização da Sesa, em conjunto com as associações médicas e sociedades de infectologia do Paraná e Rio Grande do Sul. "Fizemos um documento com a proposta de que a vacina fosse universal e não apenas para grupos de risco. Nos estados mais quentes, a incidência de gripe é menor. Mas, infelizmente, não fomos atendidos."

O imunologista e infectologista londrinense José Luís da Silveira Baldy concorda que "o posto de saúde oferece as vacinas muito tardiamente". "Existe um tempo entre a vacinação e a imunização, por isso, é importante vacinar em período quente, para quando chegar o frio, estarmos com os anticorpos produzidos", detalha. Para Baldy, outro erro da rede pública é imunizar apenas os chamados grupos de risco, já que toda a população está sujeita à gripe. "Isso é para inglês ver," assinala.

Em clínicas, procura por vacina é grande

A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com 15 clínicas particulares espalhadas pelas seis maiores cidades do estado – Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Igua­çu, Cascavel e Ponta Gros­­sa – e constatou que, na grande maioria delas, a procura pela vacina era grande antes mesmo da chegada das doses. No Laboratório Frischmann Aisengart, de Curitiba, 457 pessoas estavam cadastradas no site para comprar a vacina até o início da semana. Já na Alergoclin, também na capital, a fila era de cerca de 100 famílias.

Em Cascavel, no Oeste do estado, mais de 80 pessoas esperavam pela chegada da vacina em duas clínicas consultadas. Na IC Vacinas, de Maringá, no Norte, a expectativa era de que o lote que chegaria esta semana durasse 15 dias. "Não estamos fazendo lista e não trabalhamos com previsão de falta, como foi no ano passado. Mas temos recebido vários ligações e convocaremos nossos clientes por carta ou e-mail", afirma a responsável Maria de Lourdes Teixeira Masukawa.

Na clínica de imunizações Baldy, em Londrina, a expectativa era de que a vacina chegasse até o final desta semana. "As pessoas são vacinadas por ordem de chegada. No ano passado houve uma procura enorme e neste ano deve ser igual", aposta o proprietário, José Luís da Silveira Baldy.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]