• Carregando...
Na tarde desta terça-feira, termômetros marcavam 10 graus em Maringá | Tatiane Salvatico
Na tarde desta terça-feira, termômetros marcavam 10 graus em Maringá| Foto: Tatiane Salvatico

Deve gear na região de Maringá na quarta-feira (28), segundo o Instituto Tecnológico Simepar. O meteorologista Samuel Braun explica que a região está sob a influência de uma massa de ar polar, desde o início da semana, que baixou as temperaturas em todo Paraná. A previsão é de geada de baixa intensidade, especialmente para as áreas de baixadas. Os termômetros devem chegar aos 3 graus na cidade durante a madrugada.

Por volta das 14h30 desta terça-feira (27), os termômetros marcavam 10 graus em Maringá. "Essa temperatura é bastante atípica para o horário na região. O clima frio e contínuo, aliado à umidade dos últimos dois dias, é favorável à formação de geada na quarta-feira."

O meteorologista do Simepar explica que, a partir de quinta-feira (29), o frio começa a perder intensidade na região. Braun afirma que no início da manhã e a noite o vento frio deve ser predominante, mas que as tardes voltam a ter temperaturas altas. Segundo o Simepar, os termômetros devem chegar aos 27 graus na tarde de sábado (31), por exemplo.

Com a chegada de setembro, as massas de ar frio perdem força. "Ainda não podemos dizer que essa é a última onda de frio do ano para região. Mas é certo que, com a proximidade da primavera, a força dessas massas de ar frio diminua gradativamente."

Iapar orienta proteção às aéreas cafeeiras

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) divulgou o alerta de geada para esta quarta-feira (28) para a região cafeeira compreendida, especialmente, no Norte e Noroeste do estado. Por isso os viveiros devem ser protegidos com cobertura (vegetal ou plástico) ou com uso de aquecimento. Em lavouras recém-implantadas – até seis meses de campo – os cafeicultores devem enterrar as mudas com uma camada de terra e mantê-las assim até cessar o risco de geada.

Em nota, o Iapar afirma que os produtores também precisam providenciar o "chegamento" no tronco dos cafeeiros com idade entre 6 e 24 meses, que consiste em protegê-lo com pequenos montes de terra. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro e, depois, retirada com as mãos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]