• Carregando...

Se o projeto for aprovado, os mototaxistas terão de atender a várias exigências para exercer a profissão

A regulamentação municipal da atividade de mototaxi e motofrete deve movimentar o setor em Maringá. De acordo com o presidente do Sindicato dos Motociclistas (Sindimotos), Mauro Garcia, a lei apresentada pela prefeitura à Câmara Municipal de Vereadores, na manhã desta terça-feira (27), deve estimular o mercado de trabalho a abrir até 500 vagas para a função de mototaxista.

Em entrevista concedida à RPCTV Cultura, ele disse que há aproximadamente 300 mototaxistas em Maringá. A regulamentação deverá gerar empregos nesse setor, chegando ao limite de 830, como determina a lei – um mototaxista para cada 400 habitantes.

Garcia afirmou que um trabalho de conscientização será feito com os mototaxistas. O projeto de lei exige que o motorista, que deve ter pelo menos 21 anos, esteja cadastrado na Secretaria dos Transportes (Setran), tenha passado por um curso de reciclagem e providenciado um seguro contra acidentes. Além disso, a moto deverá ser caracterizada, com placa vermelha, faixas e adesivos.

Para o secretário dos Transportes, Valter Guerlles, a regulamentação, pensada pela prefeitura, pelo Sindimotos e por vereadores, é fundamental para que o município possa fiscalizar as pessoas que exercem essas atividades. "A situação será diferente do que se viu até agora, quando não podíamos não podíamos apreender a moto, pela falta de uma lei municipal", afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]