A Universidade Estadual de Maringá (UEM) decidiu prorrogar até a próxima quinta-feira (21) o prazo para a matrícula dos candidatos aprovados nos dois últimos vestibulares, além do vestibular de educação a distância. A medida, anunciada na manhã desta terça-feira (19), foi tomada depois que o site congestionou, impedindo o acesso de muitos estudantes. A universidade previa, inicialmente, que as matrículas se encerrassem nesta terça (19), mas, até esta manhã, 26% dos 4,5 mil novos estudantes não haviam concluído o processo.
A UEM anunciou ainda que o prazo para o envio ou entrega da documentação à universidade, que terminaria na quarta-feira (20), foi prorrogado para sexta (22). A matrícula deve ser feita no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA). A documentação gerada pode ser enviada por Correio para a universidade. Também é possível entregá-la pessoalmente, na DAA. O ano letivo começa em 1º de março.
A princípio, a UEM descartou a possibilidade de prorrogar o prazo para as matrículas. Possíveis problemas seriam analisados posteriormente. Na tarde de segunda (18), contudo, a extensão da data limite passou a considerada. A decisão foi tomada nesta manhã, após uma reunião entre membros do DAA e do Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da universidade.
"Por precaução, resolvemos estender o prazo, de forma que nenhum candidato seja prejudicado por causa de falhas no sistema", disse o pró-reitor de Administração, Marcelo Soncini Rodrigues, em entrevista ao site da UEM.
O problema
Desde sábado (16), o site da universidade está inacessível para alguns estudantes, devido ao elevado número de acessos. A maior dificuldade, segundo a UEM, é a impressão dos documentos gerados. Isso tem causado preocupando entre os calouros, como Luiz Henrique Alves, 25 anos, aprovado em Letras-Inglês. "Eu consegui fazer as primeiras etapas, mas aí o sistema travou e deste ontem (domingo) não consigo mais acessar o site. Não tenho como imprimir os documentos que preciso enviar para o correio", conta o rapaz, que mora em Marialva.
A estudante Cinthia Zúniga, aprovada em História no Vestibular de Inverno, disse estar "com medo de perder a vaga que conquistei". "Já perdi a paciência e não sei mais que providência tomar. Fui aprovada no vestibular de inverno, e estou desde sábado de manhã tentando efetuar minha matrícula online, mas o site simplesmente não funciona. Passei a noite em claro em frente ao computador, fui até o DAA com toda a documentação solicitada em mãos e não aceitaram minha matrícula", disse, em contato por e-mail com o Jornal de Maringá.
A assessoria de imprensa da universidade informa que a pane no site se deveu ao elevado número de acessos, que afetou o funcionamento do aplicativo de acesso ao site. O órgão afirmou, inicialmente, que o problema deveria ser resolvido ainda na segunda (18), mas, mais tarde, estendeu o prazo para esta terça (19). A possibilidade de os candidatos efetuarem a matrícula pessoalmente está descartada.
Serviço
Em caso de dúvidas, os estudantes podem entrar em contato com a universidade pelos telefones (44) 3261-4574 e (44) 3261-4241, entre 8h e 11h20 e 13h30 e 17h, conforme consta no Manual do Candidato.



