• Carregando...
As vagas foram ofertadas para pessoas com mais de 55 anos de idade e sem exigência de grau de escolaridade | Reprodução RPC TV Cultura
As vagas foram ofertadas para pessoas com mais de 55 anos de idade e sem exigência de grau de escolaridade| Foto: Reprodução RPC TV Cultura

Mais de 300 candidatos procuraram a UEM para se inscreverem nos cursos oferecidos pela Unati

Áreas dos cursos da Unati

- Arte e Cultura

- Processos e Procedimentos Comunicativos

- Saúde Física e Mental

- Direito e Cidadania

- Meio Físico e Social

- Humanidades

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) iniciou na manhã desta segunda-feira (22) as inscrições para a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). As matrículas seguiriam até sábado (27), mas as 250 vagas disponibilizadas se esgotaram em poucas horas. Mais de 300 pessoas compareceram até o campus da instituição em busca de uma vaga.

Segundo o coordenador da Unati, professor Cláudio Stieltjes, as pessoas que não ficaram entre as inscritas serão incluídas em um banco de dados, onde aguardarão novas vagas. "Nossa intenção é ter maior inclusão possível e, portanto, teremos uma lista de espera. Conforme as desistências ou dependendo da nossa capacidade operativa, poderemos chamar mais pessoas para entrar na Unati", explicou.

As vagas foram ofertadas para pessoas com mais de 55 anos de idade e sem exigência de grau de escolaridade. Uma das que encararam a longa fila em busca de uma vaga foi a aposentada Maria Onofre da Silva. "Vivia em função da família. O esposo faleceu, a filha caçula está terminando os estudos, e agora vou me preocupar com quem está um pouco esquecida, que sou eu", afirmou em entrevista para o Paraná TV – 1ª edição.

A Unati contará com cursos e ações ligadas a seis eixos temáticos: arte e cultura, processos e procedimentos comunicativos, saúde física e mental, direito e cidadania, meio físico e social e humanidades. Dessa variedade, os alunos poderão optar por até quatro cursos que serão oferecidos gratuitamente, sem taxa de matrícula e mensalidade. A aula inaugural está marcada para o próximo dia 15 de março.

Ação pioneira

A Unati da UEM será uma ação pioneira para a educação de idosos. Projetos do gênero já são realizados em diversas instituições brasileiras, mas o formato maringaense será diferente. De acordo com a coordenadora pedagógica Regina Taan, ao invés de ser implantada como um programa de extensão, a Unati atuará como um órgão suplementar ligado à reitoria."Isso dará muito mais consistência, presença institucional e autonomia", explicou.

Segundo a professora, existem cerca de cem instituições que oferecem a universidade para a terceira idade no Brasil, mas quase todas são em formato de programa de extensão, exceto o da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que é uma microuniversidade temática na área médica.

Regina Taan ressaltou que a Unati também tem o objetivo de ter um caráter intergeracional, envolvendo as diversas gerações nas atividades, tanto é que o projeto contará a participação de professores e acadêmicos de diversos cursos, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão. "Os professores da UEM estarão trabalhando com a carga horária, dentro de suas atribuições de ensino; não é trabalho voluntário", explica Regina. Outras informações podem ser obtidas diretamente na Unati (bloco 10, sala 13) ou pelo telefone (44) 3011 8995.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]