• Carregando...
O prefeito Silvio Barros (PP) decretou ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro | Arquivo PMM
O prefeito Silvio Barros (PP) decretou ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro| Foto: Arquivo PMM

Durante as festividades do Carnaval haverá mudanças nos horários de funcionamento das repartições públicas de Maringá. O prefeito Silvio Barros (PP) decretou ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro (segunda e terça-feira). Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, até o feriado de quarta-feira de cinzas a administração municipal manterá somente os serviços de natureza essencial, que não podem ser interrompidos. Já as repartições públicas voltam a cumprir expediente normal na quarta-feira (17), a partir das 13 horas. Confira a lista dos serviços que estarão de plantão na prefeitura:

Saúde

O Hospital Municipal, o Hospital Universitário e o Pronto Atendimento a Criança - Zona Norte ficarão de plantão na véspera e no dia do Carnaval, assim como na quarta-feira (17). Os postos de saúde e a sede da Secretaria acompanham o funcionamento do Paço Municipal. O SAMU permanecerá funcionando para atender emergências 24 horas, pelo telefone 192.

Trânsito e Transporte Coletivo

O EstaR – Estacionamento Rotativo – será cobrado normalmente no sábado (13), não haverá cobrança no domingo, na segunda e na terça-feira (16) e retoma o expediente normal na quarta-feira (17), às 13 horas. Já com relação ao transporte coletivo, a Secretaria dos Transportes (Setran) informa que as linhas de ônibus do transporte coletivo funcionarão conforme tabela normal no sábado (13), no domingo (14) e na segunda-feira (15). Na terça-feira (16) as linhas seguem a tabela dos finais de semana e feriados, voltando a atender normalmente na quarta- (17). Outras informações sobre horários de ônibus no site da Setran ou pelo telefone (44) 3221-8500.

Assistência Social

Trabalharão em sistema de plantão o Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA) – pelo telefone 0800 – 6435115; o Serviço de Atendimento aos Moradores de Rua (44 - 9103-5661); o Albergue Santa Luiza de Marillac (44 - 3224-1673); o Abrigo Provisório para Crianças e Adolescentes (44 - 3901-1908) e os Conselhos Tutelares (44 - 9973-0323 e 44 - 3901-1966).

Esportes

Os centros esportivos da cidade funcionarão normalmente no sábado (13), com o suporte dos professores e estarão abertos para a comunidade de domingo à terça-feira, retomando o atendimento normal na quarta-feira (17). O uso das quadras pode ser agendado com os guardas municipais responsáveis.

Educação

As escolas e as creches não funcionarão durante o feriado, retornando a programação normal na quinta-feira (18). Informações no telefone (44) 3221-6900.

Cultura

A Secretaria de Cultura segue o horário de funcionamento do Paço Municipal, mas os funcionários continuam trabalhando no final de semana e no feriado com a programação cultural normal e nas atividades do "Carnaval Samba na Praça".Confira a programação completa no site da Prefeitura.

Serviços Públicos

Os setores operacionais da secretaria que prestam serviços essenciais de coleta de lixo, funcionarão em regime de plantão no final de semana e no feriado. Os setores de manutenção da iluminação pública, viação e arborização também estarão de plantão para atendimento de emergência.

Controle Urbano

Fiscais da Secretaria Municipal de Controle Urbano e Obras Públicas (Seurb) vão trabalhar em regime de plantão na cidade.

Lojas e supermercados

De acordo com a assessoria de comunicação da Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), o comércio de Maringá, incluindo os supermercados, estará fechado no dia 16, terça-feira de Carnaval. Na segunda-feira, dia 15, as lojas abrirão normalmente. Na Quarta-Feira de Cinzas (dia 17) as lojas abrirão ao meio-dia e os supermercados funcionarão normalmente, desde manhã.

O horário do comércio em geral na Quarta-Feira de Cinzas foi acordado na Convenção Coletiva de Trabalho 2009/2010, assinada entre o Sivamar e o Sindicato dos Comerciários de Maringá (Sincomar), para compensar as horas trabalhadas pelos comerciários no dia 20 de dezembro do ano passado.

A Convenção Coletiva estabeleceu um esquema diferenciado de compensação das horas trabalhadas no dia 20 de dezembro para os supermercados - as lojas abriram ao meio-dia nos dias 26 de dezembro de 2009 e 02 de janeiro. Por este motivo, as empresas deste segmento funcionarão em horário normal na Quarta-Feira de Cinzas. Outras informações sobre o horário de funcionamento do comércio durante o Carnaval podem ser obtidas no Sivamar, pelo telefone 3026-4444, ou no site da entidade, que traz a íntegra da Convenção Coletiva.

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências estarão fechadas para atendimento ao público nos dias 15 e 16 de fevereiro reabrindo para atendimento a partir das 12 horas, do dia 17 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas). As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem nos dias 15 e 16 de fevereiro poderão ser pagos no próximo dia útil - 17 de fevereiro -, sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]