• Carregando...

Formação das comissões

- Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

Presidente: Aparecido Regini "Zebrão" (PP)

Vice-presidente: Flávio Vicente (PSDB)

Membro: João Alves Correa "John" (PMDB)

- Comissão de Finanças e Orçamento (CFO)

Presidente: João Alves Correa "Jhon" (PMDB)

Vice-presidente: Paulo Soni (PSB)

Membro: Dr. Sabóia (PMN)

- Comissão de Políticas Gerais (CPG)

Presidente: Belino Bravin Filho (PP)

Vice-presidente: Wellington Andrade (PRP)

Membro: Luiz do Postinho (PRP)

- Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC)

Presidente: Dr. Sabóia (PMN)

Vice-presidente: Luiz do Postinho (PRP)

Membro: Aparecido Regini "Zebrão" (PP)

Primeira sessão

A primeira sessão ordinária de 2011 será realizada nesta quinta-feira (3), às 16 horas. Os vereadores devem ser reunir no para definir o destino dos R$ 3,4 milhões economizados pela Câmara em 2010 e devolvidos à Prefeitura em dezembro

Um dia antes da primeira sessão ordinária do ano, os vereadores de Maringá se reuniram na tarde desta quarta-feira (2) para escolher os membros de quatro comissões permanentes. A oposição tentou compor os grupos com uma proposta de consenso, mas o acordo com os parlamentares de situação acabou não ocorrendo. Para a escolha, foi necessária uma votação.

No geral, foram poucas mudanças nas comissões, e assim como no ano passado, nenhum grupo conta com participação de vereadores oposicionistas. A Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) continuará sendo presidida por João Alves Correa, o "John" (PMDB), tendo Paulo Soni (PSB) como vice. Dr. Sabóia (PMN) completa o grupo substituindo Wellington Andrade (PRP). Esta comissão foi apontada como a mais problemática com relação às faltas de seus membros no primeiro semestre de 2010.

De acordo com o relatório divulgado em novembro do ano passado pelo Observatório Social de Maringá, Paulo Soni esteve ausente em 11 de 25 reuniões (44%), enquanto John Alves faltou em 10 encontros (40%). Alves também foi o vereador que mais faltou, estando presente em apenas 65% das sessões e em 44,1% das votações. Alves também é membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que continua presidida por Aparecido Regini "Zebrão" (PP). Flávio Vicente (PSDB) assumiu como vice.

Para a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) foram escolhidos Dr. Sabóia (PMN) como presidente, Luiz do Postinho (PRP)como vice e "Zebrão" (PP) como membro. Já a Comissão de Políticas Gerais (CPG) é formada por Belino Bravin Filho (PP) como presidente, Wellington Andrade de vice e Luiz do Postinho (PRP) como membro.

Andrade também esteve entre os vereadores mais faltosos do primeiro semestre do ano passado. O parlamentar - que solicitou licença por 122 dias a partir de abril - esteve presente em apenas 68,8% das sessões e 49,5% das votações de fevereiro e março. Já com relação as reuniões do CFO, Andrade não compareceu em sete das 10 reuniões realizadas no período anterior a sua licença (70%).

Durante a divulgação dos dados, o presidente do Observatório Social, Carlos Anselmo Corrêa, afirmou que as comissões não estavam sendo devidamente valorizados pelos vereadores. "As faltas nas comissões são muito mais incidentes. A impressão que se dá quando a gente lê esse relatório é de que a comissão é formada por apenas um vereador", comentou o presidente do observatório.

Definição de lideranças

Durante a sessão especial foram definidos os líderes e vice-líderes das bancadas do PP (Bravin e Zebrão respectivamente); do PT (Humberto Henrique e Mário Verri); do PMDB (John Alves Correa e Mário Hossokawa); do PSDB (Flávio Vicente e Márcia Socreppa); e do PRP (Wellington Andrade e Luiz do Postinho).

Os partidos PMN, DEM, PCdoB e PSB são representados no Legislativo maringaense, respectivamente, pelos vereadores Dr. Sabóia, Marly Martin Silva, Dr. Manoel Sobrinho e Dr. Paulo Soni.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]