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Vereadores de Mandaguari, a cerca de 30 quilômetros de Maringá, aprovaram no início da semana, requerimento que proíbe o tráfego de caminhões em um trecho de 700 metros da Rua Ernesto Ferreira, centro da cidade. De acordo com os requerentes, Renaldo Pereira da Silva (PDT) e Adenise Batista Rodrigues (PMDB), o trânsito intenso dos veículos pesados põe em risco a segurança dos pais e alunos das escolas municipais que tem de atravessar a rua para chegar e sair das escolas municipais, instaladas nas proximidades.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado à prefeitura. Caso o executivo coloque o requerimento em prática o tráfego vai ser alterado. Os caminhões terão que seguir pela Avenida Amazonas a Travessa João Cândido e só então desviar para a Perimetral. O percurso aumentaria em apenas 100 metros, mas se tornaria mais lento por causa dos quebra-molas e um semáforo.

A expectativa dos vereadores é de que além de dar mais segurança para os estudantes, a medida ajude a sensibilizar o governo e a concessionária Viapar sobre a necessidade de se construir o contorno rodoviário de Mandaguari.

Movimento Pró-Desvio

Representantes do "Movimento Pró-Desvio", que pede a construção de um contorno viário para aliviar o trânsito no Centro da cidade, estiveram na semana passada, em Curitiba, para pedir esclarecimentos sobre o andamento do processo na Justiça que trava o início das obras. Os moradores de Mandaguari entregaram na 3ª Vara Cível um dossiê que retrata o drama da população. O mesmo documento foi entregue a deputados estaduais e federais que representam a região.

O problema é antigo e as manifestações da sociedade pela construção do desvio ocorrem desde 1997, quando começou a ser percebido um aumento no fluxo de carros e caminhões que passam pelo trecho urbano da rodovia. A promessa era de que a obra do contorno iria começar em 2007, com a previsão de entrega para 31 de dezembro de 2008. Mas até agora nada mudou.

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