• Carregando...

14 mil farão as provas em Maringá

Segundo a assessoria de comunicação da UEM, dos 21.269 candidatos inscritos para o Vestibular de Inverno, cerca de 14 mil farão as provas em Maringá. Também serão aplicadas provas nos câmpus regionais da UEM em Cianorte, onde estão inscritos 948 candidatos; Cidade Gaúcha (102 candidatos); Goioerê (421 candidatos); Ivaiporã (405 candidatos); e Umuarama (1.845 candidatos).

Os demais vestibulandos farão as provas em outras três cidades. Em Apucarana são esperados 1.801 candidatos na sede da Fecea. Em Campo Mourão o concurso será na Fecilcam, com 698 candidatos. E, por último, 1.017 se inscreveram para realizar o concurso em Paranavaí, na sede Unipar.

Dos 21.268 inscritos para o Vestibular de Inverno da Universidade Estadual de Maringá (UEM), mais de 15 mil são de estudantes de outras cidades. Boa parte destes candidatos deverão ficar hospedados em Maringá para fazer as provas que começam no próximo domingo (7). A expectativa do setor hoteleiro é de que os quatro mil leitos disponíveis estejam ocupados durante os três dias de avaliações.

"O vestibular é o principal evento anual que movimenta a rede hoteleira de Maringá e região. A vinda de estudantes de várias regiões do país traz um movimento atípico nos hotéis, que seguramente apresentam 100% de ocupação nessas datas", afirma o presidente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRC&VB), Jonas Demostene Ramos.

Os empresários do setor hoteleiro comemoram a demanda dos "jovens forasteiros", e destacam o evento no calendário turístico da cidade. "Já estamos com o quadro 100% fechado há três meses. Sem dúvidas é o principal evento para nós do trade turístico, e falo isso em comum acordo com os demais colegas do setor, porque o evento gera impactos econômicos em toda a cidade", relata Claudia Plentz, gerente geral do hotel Ibis Maringá.

Segundo o gerente geral do hotel Elo Maringá, Denis Estevão, as pré-reservas já começam com um ano de antecedência. "Temos excelentes parcerias com empresas do interior de São Paulo que há mais de 10 anos preenchem 100% das nossas vagas nessa época".

Pensionatos também lucram durante o vestibular

Não são somente os hotéis de Maringá que costumam ficar lotados nessa época do ano. O momento também é bom para os pensionatos. Há 13 anos, Marilena Castilho, 61, abre sua casa para os vestibulandos. "A gente enche o quarto de beliche para dar conta do movimento. ´´É sempre assim, lotado. Esse vestibular de inverno sempre vem na hora certa, é o nosso extra para sair do vermelho", conta Marilene.

Usualmente, sete estudantes vivem no pensionato, mas segundo a dona do estabelecimento, no período do vestibular esse número triplica, e a maioria são residentes de cidades do interior de São Paulo. Além da estadia, Marilene oferece aos jovens o serviço de café da manhã, parceria com um restaurante que fica ao lado do pensionato, e também garante o transporte dos vestibulandos até o local da prova.

Vestibular começa com provas de Conhecimentos Gerais

O vestibular de inverno da UEM começa no domingo (7) com a prova de Conhecimentos Gerais. Na segunda-feira (8), o concurso segue com as provas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. A última avaliação será na terça-feira (9), com a prova de Conhecimentos Específicos.

A abertura das salas de prova acontecerá às 8h30, e às 8h50 será encerrada a entrada dos estudantes. A Comissão Central do Vestibular Unificado recomenda que o vestibulando se informe, com antecedência, como chegar até seu local de prova e assegure que estará com a carteira de identidade em mãos no local da prova.

Em Maringá, as provas acontecerão na UEM, no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, na PUC, na Unicesumar e na Faculdade Ingá, já no novo endereço à Rodovia PR 317 nº 6.114, na saída para Astorga. Os candidatos podem consultar o local da prova pelo site da universidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]