
Milhares de maringaenses enfrentaram o tempo ruim que faz na cidade nesta terça-feira (7) e prestigiaram, no começo do dia, o desfile de Sete de Setembro, na Avenida XV de Novembro, nos arredores da Prefeitura. O desfile teve a participação de cerca de 1.600 pessoas, que percorreram avenida em duas alas: militar e de convidados.
"Fizemos o desfile em duas partes, a primeira com toda a área de segurança de Maringá e na segunda parte trouxemos a população para dentro da avenida, com a participação de toda a sociedade civil", disse a secretária de Cultura, Flor Duarte, em entrevista ao site da Prefeitura de Maringá.
O desfile teve a presença de carros antigos e apresentações de música e dança, além de atividades esportivas, como mostrou reportagem da RPC TV Cultura (veja o vídeo ao lado).
Por conta do ano eleitoral, a Prefeitura optou por realizar um desfile cívico-militar simples, sem as surpresas que marcaram os anos anteriores. No ano passado, que não foi ano eleitoral, o tema do desfile foi "Já Raiou a Liberdade", para homenagear Dom Pedro I. Este ano, o desfile não foi temático.
Marialva
Em Marialva, a data foi celebrada com uma tradicional corrida de rua. Cerca de 550 atletas participaram, em oito categorias. A ideia do evento é estimular a prática esportiva entre jovens.
Concerto
O Coral Cesumar e a Orquestra Filarmônica Cesumar vão se apresentar gratuitamente no Teatro Calil Haddad, a partir das 20h de terça-feira (7). Os convites serão distribuídos a partir das 17h, na bilheteria do teatro.
O Coral Cesumar subirá ao palco primeiro, para uma apresentação de, aproximadamente, 10 minutos. Ao todo, os 50 integrantes interpretarão obras do brasileiro Osvaldo Lacerda e de compositores latinoamericanos.
Na sequência, os 60 membros da Orquestra Filarmônica Cesumar subirão ao palco do teatro. O concerto, que deverá ter, no máximo, uma hora e meia, terá repertório eclético, com músicas de vários países, mas com ênfase no Brasil.
De acordo com o maestro Davi Oliveira, a abertura do concerto será com uma peça do compositor polonês Frédéric Chopin, em homenagem aos 200 anos de seu nascimento.
Depois, a orquestra deverá interpretar obras dos brasileiros Tom Jobim, Heitor Villa-Lobos e Lorenzo Fernández, do alemão Johann Sebastian Bach e, até mesmo, de trilhas sonoras de filmes.
"Começamos a realizar concertos para o feriado de 7 de setembro em 2008", lembra o maestro. "Para a apresentação deste ano, foram dois meses de preparação."



