• Carregando...

São Paulo Revestimento de shopping desaba na rua

São Paulo – Parte do revestimento de gesso da entrada principal do Shopping Metrô Santa Cruz, na zona sul de São Paulo, desabou no final da tarde de ontem devido à chuva. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.

Segundo a assessoria de imprensa do shopping, a estrutura que desabou era parte da moldura fixada no lado externo da porta principal.

Na queda, o gesso atingiu a calçada e rompeu a fiação elétrica. O estabelecimento continuou funcionando normalmente.

Mas o incidente provocou a interditação de uma das faixas da Rua Domingos de Moraes no horário de rush do fim da tarde.

Rio de Janeiro – Duas pessoas morreram e oito ficaram feridas depois de terem sido atingidas por uma marquise de cerca de duas toneladas, que desabou no fim da manhã de ontem, em Copacabana, na zona sul do Rio.

A estrutura obstruiu a única entrada do Hotel Canadá, impedindo que hóspedes saíssem por cerca de três horas e dificultando o trabalho de resgate das vítimas. De acordo com informações do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), a análise do material revelou que a cobertura passou por obra de conservação, mas foi utilizado material inadequado, que acabou sobrecarregando a marquise.

O acidente ocorreu por volta das 11 horas, numa das via mais movimentadas do bairro, a Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Segundo relatos, a estrutura cedeu aos poucos, num efeito dominó, o que permitiu que algumas pessoas escapassem. Testemunhas também contaram que três funcionários faziam reparo no letreiro luminoso e caíram com a marquise. Um deles ficou ferido. Uma equipe de 45 bombeiros utilizou serras elétricas, pás, enxadas e cabos de aço para liberar os feridos.

Nos escombros, porém, duas vítimas foram encontradas mortas: Maria Isabel Noronha de Souza Cardoso, de 50 anos e uma senhora de cerca de 70 anos que não havia sido identificada porque não portava documentos.

De acordo com o presidente do Crea, Reynaldo Barros, um técnico da entidade esteve no local e constatou que a marquise passou por obra de reforço. "Nossa análise preliminar é de que foi feito um enxerto com material de segunda categoria, como entulho de obra, que depois foi concretado. Essa intervenção provocou sobrecarga", afirmou Barros.

O engenheiro Alexandre Duarte, professor de Tecnologia da Construção da Universidade Federal do Rio de Janeiro, também esteve no local. Segundo ele, os vergalhões da marquise estavam corroídos. O Hotel Canadá passou por reforma da fachada recentemente. As escoras da marquise foram retiradas no sábado passado. A cobertura não foi contemplada na obra. "Vamos investigar se a empresa contratada sobrecarregou a marquise de alguma forma. Se isso ocorreu, eles serão chamados à responsabilidade", afirmou o advogado do Canadá, Ely Machado. Ele informou que o hotel tem seguro e as vítimas serão indenizadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]