• Carregando...

Brasília – A substituição do ministro Fernando Haddad (Educação) pela ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) é dada como certa por lideranças do partido. A avaliação é que Haddad tem um perfil técnico e pode ajudar o governo comandando ou não o ministério. O mesmo perfil tem o ministro Nelson Machado (Previdência).

"Os dois ministros são quadros de primeira ordem, excelentes técnicos. O presidente precisa da contribuição deles e que pode continuar sendo dada, estando ou não à frente dos ministérios", disse o líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ). Conforme lideranças do PT, Marta tem o perfil para assumir dois ministérios: Educação e Cidades.

O presidente Lula teria confirmado ao PP que o partido irá permanecer na pasta das Cidades, o que indicaria que o destino da ex-prefeita será a Educação. A ex-prefeita também é lembrada para o Ministério da Saúde, mas o presidente já teria se decidido pelo médico sanitarista José Gomes Temporão. Ele teria o apoio do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB).

PTB

O líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), disse ontem que é natural o partido querer cargos em troca do apoio que dá ao governo. "A demonstração de que o PTB quer participar do governo está sendo dada no painel da Câmara desde o ano passado. O governo tem os 20 votos do nosso partido garantidos. É um número crucial para qualquer votação, então é evidente que a gente espera que o governo pense no partido (na reforma ministerial)", disse.

O PTB espera se reunir com o presidente Lula na próxima semana para discutir o espaço que o partido terá neste segundo governo. A reforma ministerial deve ser anunciada até o final do mês. Após o carnaval, o presidente irá retomar as conversas com os partidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]