• Carregando...
Preservação registrada | Divulgação
Preservação registrada| Foto: Divulgação

O livro Mata do Uru, recentemente lançado pela Posigraf, conta a história da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Uru, que se estende por 131 hectares na região da Lapa. A mata é formada por uma floresta de araucárias e campos naturais.

Desde 2003, a área foi adotada pela gráfica, que garante os recursos para manter a sua conservação. Isso se deu por meio de um Programa de Desmatamento Evitado (PDE), uma iniciativa da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

A região é pertencente à família Campanholo, que lutou durante décadas pela preservação da área. A família mostra no livro sua história, memórias e imagens coletadas ao longo dos anos de convivência com a floresta.

Na publicação, desenvolvida ao longo de quatro anos, o leitor conhece as espécies de plantas e animais encontrados na Mata do Uru, mas o objetivo principal da obra é reforçar a importância de empresas participarem ativamente de programas ambientais. "O nosso desejo é que o livro seja uma forma de disseminar a necessidade de preservação e o Programa de Desmatamento Evitado por todo o Brasil", afirma Giem Guimarães, presidente da gráfica.

A preocupação ambiental não está apenas no texto, mas também na matéria-prima de que o livro é feito: todo o papel utilizado é proveniente de florestas renováveis de eucalipto, plantadas para este fim.

O conteúdo foi produzido pela jornalista Maria Celeste Corrêa, responsável pela pesquisa e pelos textos, e pelo fotógrafo Zig Koch, além dos arquivos da família Campanholo. A distribuição dos 3 mil exemplares do livro é gratuita e tem sido direcionada a empresários, ambientalistas, formadores de opinião, bibliotecas e instituições de ensino. Não haverá comercialização da obra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]