Vídeo:| Foto: RPC TV

O mau tempo em Curitiba e em São Paulo, desta vez, parece ter sido a causa da maioria dos atrasos e cancelamentos no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Com o teto baixo, somente as aeronaves que operam no sistema ILS conseguem pousar. Além disso, a recusa das principais companhias aéreas de operar em Congonhas em dias de chuva acaba provocando um efeito cascata nos outros aeroportos do país.

CARREGANDO :)

Segundo dados da Infraero, de 6h até 17h, eram previstas 119 operações - entre pousos e decolagens - no Afonso Pena. Destas, 55, ou 46%, sofreram atrasos de mais de uma hora. Outros 35 vôos foram cancelados - sendo que a maioria tinha como origem ou destino o aeroporto de Congonhas. Ou seja, 75% dos vôos até 17h tiveram algum tipo de problema - seja atraso ou cancelamento.

Em Congonhas, o mau tempo fechou a pista do aeroporto por três vezes, até as 16h desta terça-feira. Os cancelamentos foram inevitáveis. O mais movimentado aeroporto do país registrou, até as 14h30, 74 vôos cancelados.

Publicidade

Por causa da possibilidade de chuva, a TAM comunicou que cancelou 68 vôos para o aeroporto de Congonhas (veja a lista completa). A empresa área também remanejou dois vôos que sairiam de Curitiba para Congonhas. Os vôos 3004 e 3008 agora vão pousar em Guarulhos.

O Afonso Pena fechou para pousos e decolagens durante três horas na noite de segunda-feira (23). Segundo a Infraero, o terminal aéreo ficou fechado das 21h30 às 0h35. A partir deste horário, até as 2h55 o Afonso Pena operou por meio do sistema ILS categoria 1. O funcionamento foi por instrumentos das 2h55 até as 9h25. ate 11h35 ils, intrumentos ate 16h10,

Manifestação

Apesar dos cancelamentos e atrasos no Afonso Pena, o movimento de passageiros é considerado normal no saguão do terminal aéreo. No início noite de segunda-feira, cerca de 100 manifestantes realizaram uma manifestação no Afonso Pena. Em frente aos check-in da TAM e da GOL rezaram e cantaram o hino nacional em homenagem às vítimas do acidente da TAM, na última terça-feira (17).

Londrina

Publicidade

O aeroporto de Londrina, no Norte do estado, fechou para pousos e decolagens às 9h45 desta terça-feira, em razão do forte nevoeiro sobre o local. Segundo a Infraero, até as 12 horas o aeroporto permanecia fechado. Durante a manhã três vôos foram cancelados.

Veja também
  • Depois da chuva, o nevoeiro. Tudo prejudica as operações em Congonhas