• Carregando...

O sargento Max Wolff Filho, paranaense de Rio Negro e um dos principais heróis brasileiros da Segunda Guerra Mundial, era reconhecido entre a tropa por sua habilidade em patrulhas – missões arriscadas que lhe custaram a vida no dia 12 de abril de 1945. Hoje, o sargento será lembrado no seu 93.º aniversário de nascimento com uma solenidade no 20.º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), em Curitiba, que leva seu nome.

O coronel Pérsio Ferreira, à época tenente, explica que as patrulhas tinham vários objetivos: descobrir onde estava o inimigo; avaliar o espírito de luta do outro lado antes de um ataque; capturar prisioneiros ou recolher feridos. Wolff morreu em uma patrulha às vésperas do ataque a Montese, uma das principais vitórias da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

As patrulhas reuniam cerca dez homens comandados por um sargento ou tenente. O professor Alfredo Klas, que também era tenente na Itália, conta que Wolff liderava um pelotão formado especialmente para patrulhas e que tinha voluntários de várias companhias. Era com alguns destes homens que Wolff estava quando foi morto.

Klas acredita que enviar o grupo do sargento Wolff para uma patrulha diurna foi um erro. "Eu até hoje não me conformo com a maneira como ele morreu", diz. O coronel Pérsio comandou uma missão à tarde e quase teve o mesmo fim. "O inimigo me deixou entrar em suas posições. Descobri onde ele estava e voltei. Dias depois, capturei alguns alemães e eles disseram que me deixaram passar porque, se eu continuasse avançando, teria caído em um campo minado", recorda.

A maioria das patrulhas ocorria à noite e Flávio Costa teve de enfrentar alemães da tropa de elite nazista em uma madrugada. "A patrulha alemã nos achou, jogou uma granada e errou. Na noite seguinte, voltaram, mas estávamos prevenidos e fizemos prisioneiros", lembra.

Apesar do risco, as baixas brasileiras em patrulhas não foram grandes, explica a historiadora Carmen Rigoni, especialista em assuntos da FEB. Wolff foi um dos poucos. "É natural o ser humano ter medo numa missão dessas. Mas ele não tinha. Ou pelo menos não demonstrava", descreve o professor Alfredo Klas.

Corrida

No domingo, o 20.º BIB promove em Curitiba a 2.ª Corrida Sargento Max Wolff Filho. A competição terá percurso de 10 quilômetros. O limite de mil inscrições foi atingido no ano passado.

Serviço: Formatura alusiva ao aniversário do sargento Max Wolff Filho, hoje, 10 horas, no 20.º Batalhão de Infantaria Blindado. A 2.ª Corrida Sargento Max Wolff Filho terá largada no domingo, 8 horas. Informações pelos telefones 3322-1015 e 3256-6443. Leia na página 11 artigo da historiadora Carmen Rigoni sobre Max Wolff Filho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]