• Carregando...

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite da última sexta-feira o resultado do Enem 2013. Com a nota da prova, os estudantes poderão concorrer, a partir da próxima segunda-feira, a uma vaga nas instituições públicas que integram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Para consultar o resultado do Enem, é necessário acessar o site (http://enem.inep.gov.br/resultadosenem/), informar CPF e senha cadastrada.

Pouco mais de 5 milhões de candidatos fizeram a prova em 2013.

A lista de instituições que estão oferecendo este ano vagas por meio do Sisu foi divulgada na última terça. No total, 115 faculdades e centros educacionais oferecem vagas para os interessados em ingressar no primeiro semestre de 2014.

Os jovens poderão escolher até duas opções de vagas. A inscrição poderá ser feita até as 23h59 do dia 10 de janeiro. A lista de selecionados será divulgada no dia 13 e as matrículas acontecerão entre 17 e 21 de janeiro. A segunda chamada sairá no dia 27, com matrículas entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

O estado com maior número de instituições ligadas ao Sisu é Minas (18), seguido pelo Rio de Janeiro (15) e pelo Rio Grande do Sul (9).

A disputa por vagas nas universidades e institutos federais mais do que dobrou desde a transformação do Enem em uma espécie de "vestibular nacional". Em média, oito candidatos disputavam cada vaga nas federais em 2008. Em 2012, essa proporção chegou a 17,3.

As vagas são ofertadas por meio de editais. O primeiro, do Sisu, já teve o cronograma divulgado. Na segunda-feira, serão abertas as inscrições, que vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 10 de janeiro, no horário de Brasília. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27. No site do programa estão disponíveis as vagas ofertadas.

Piadas

Durante toda a sexta-feira, os candidatos usaram o botão F5 – do teclado do computador – para atualizar a página do Enem na internet, já que o ministério informou que o resultado estaria disponível a partir do dia 3, mas sem especificar o horário.

Nas redes sociais, os estudantes chegaram a brincar com a espera da divulgação do resultado. Um usuário do Twitter disse: "É hoje que o botão F5 quebra de tanto atualizar o site do Inep". Outro respondeu: "já quebrou". No microblog, o termo Enem está entre os dez tópicos mais publicados no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]