• Carregando...

Alunos de cursos técnicos poderão ter acesso ao Fies, o programa de financiamento estudantil que hoje é oferecido apenas aos estudantes do ensino superior matriculados em instituições particulares. O Ministério da Educação publicou ontem uma portaria com a nova modalidade do Fies, disponível para cursos de educação profissional técnica de nível superior – cursos a distância não terão o benefício.

Empresas interessadas em capacitar seus trabalhadores poderão solicitar o financiamento para seus funcionários e efetuar o pagamento após a conclusão dos estudos. O Fies técnico era uma das medidas previstas no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), lançado em abril de 2011. O programa tem como objetivo aumentar o acesso ao ensino técnico e qualificação profissional, com oferta de cursos, por exemplo, para ajudante de obras, carpinteiro e chaveiro.

O MEC definiu ainda as regras para que instituições privadas de ensino superior e de nível médio possam ofertar cursos do Pronatec, hoje realizados em instituições federais e do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac).

Para isso, a faculdade particular deverá ter nota igual ou superior a 3 no IGC, índice que avalia a qualidade das instituições com base em elementos como resultado dos alunos em prova do Enade e percentual de docentes com doutorado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]