• Carregando...
Vídeo | Reprodução RPC TV
Vídeo| Foto: Reprodução RPC TV

Os 38 mil moradores de Medianeira, no Oeste do estado, podem enfrentar rodízio no fornecimento de água tratada. A falta de chuva comprometeu a vazão do Rio Alegria, responsável pelo abastecimento na cidade, que está 70% abaixo do nível normal para esta época do ano. A Sanepar alerta a população que evite desperdício e reduza o consumo de água.

Em setembro choveu apenas 14 mm no município e o normal para a região Oeste varia entre 100 e 180 mm. Não há previsão de chuva para a região nos próximos 15 dias. Na cidade, o único manancial de abastecimento é o Rio Alegria. O coordenador industrial da Sanepar, Nilto Pereira, informou, por meio da assessoria da empresa, que a população deve economizar e evitar desperdícios para que o rodízio seja evitado.

Entre as recomendações está a não utilização de mangueiras para lavar calçadas. Onde a limpeza é necessária, a orientação é usar a vassoura e depois água em balde. Esta água deve ser a já utilizada para lavar roupas, que também serve para lavar banheiros, molhar hortas e jardins. A lavagem de carros pode ser feita também com água em balde. Lavagem de fachadas de prédios, por exemplo, pode aguardar a volta da chuva.

É recomendado, ainda, a diminuição do tempo no banho e que a torneira seja fechado enquanto os dentes são escovados ou é feita a barba. Combater os vazamentos também é uma medida inteligente, pois repercute diretamente no valor a ser pago na conta. É importante que a população avise a Sanepar sobre vazamentos nas ruas.

Outras cidades

Segundo a Sanepar, o abastecimento não está comprometido em nenhuma outra cidade do estado, onde a captação é administrada pela empresa. Juntas as barragens do Iraí e Piraquara, que abastecem Curitiba e região metropolitana, estão com 66,5% de sua capacidade normal. O volume de água na barragem do Passaúna está em 99,5%. No ano passado, quando foi instaurado o rodízio no abastecimento na capital, as represas estavam com 25% de sua capacidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]