• Carregando...

Uma grande quantidade de medicamentos foi achada por guardas municipais enterrada no canteiro de obras de uma rede de farmácias, na noite de ontem, em Sorocaba, interior de São Paulo. Os bombeiros escavaram o local após uma denúncia anônima. As caixas com antibióticos, antiinflamatórios, vitaminas e até produtos de higiene pessoal estavam a um metro de profundidade. Boa parte do material tinha data de validade vencida, mas havia também medicamentos e cosméticos com validade até 2013. Técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) interditaram a área para investigar possível contaminação.

O material continuava sendo recolhido hoje à tarde por uma equipe da Vigilância Sanitária de Sorocaba, com a ajuda de uma retroescavadeira. O morador que avisou a Guarda Municipal contou ter visto pessoas descarregando as caixas de uma perua Kombi que fez três viagens. Uma máquina do canteiro de obras foi usada para abrir a vala e enterrar as caixas com medicamentos. O terreno fica atrás do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz. No local, a rede de farmácias está construindo seu escritório central.

De acordo com o supervisor técnico da Cetesb, Rafael Dal Medico Neto, o descarte de medicamentos só pode ser feito em locais previamente autorizados e sujeitos a inspeção. A deposição como lixo comum é ilegal. "Caberá autuação e, se houve contaminação, há a obrigação de descontaminar". O advogado da rede de farmácias, Ricardo Valio, disse que a empresa está apurando internamente o que aconteceu e só depois irá se manifestar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]