• Carregando...

A volta do curso de Medicina à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) atraiu 3 mil candidatos a mais para o vestibular da instituição. A concorrência ficou em 105 candidatos disputando cada uma das 30 vagas ofertadas. O primeiro concurso – realizado em 2002, pouco antes do governador Roberto Requião decretar a suspensão do curso – registrou uma das mais acirradas disputas no país, com 173 vestibulandos para cada uma das 20 vagas. Agora, o curso da UEPG empatou com o da Universidade Estadual de Maringá, que também finalizou o processo de inscrição do vestibular contabilizando 105 candidatos por vaga. A busca por Medicina na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR) é menos disputada: 57 e 30 por vaga, respectivamente. É que as duas instituições oferecem bem mais vagas – 80 e 176 – e a concorrência fica diluída.

Avaliação

De acordo com o coordenador de Medicina na UEPG, Cesar Busato, a grande procura se deve ao fato de que se trata de uma instituição pública que está se destacando em diversas avaliações do Ministério da Educação. Em segundo lugar na lista dos mais concorridos aparece Engenharia Civil, com 23 candidatos por vaga, Direito Noturno, com 22, e Odontologia, com 21. Na média, a disputa pelas 719 vagas oferecidas pela UEPG resultou numa concorrência de 15,2 candidatos por vaga.

O vestibular de verão, que será realizado nos dias 20 e 21 de dezembro, registrou 11 mil inscritos. O concurso do ano passado teve 6,7 mil vestibulandos. Mas não só Medicina foi responsável pelo aumento na procura. Todos os 37 cursos tiveram mais inscritos na atual edição. Além das notícias da boa colocação da UEPG em avaliações oficiais e em guias de estudante, as datas das provas em 2008 não vão coincidir com vestibulares de outras instituições públicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]