• Carregando...

População de Guaratuba fica sem atendimento médico adequado

Médicos e enfermeiros de Guaratuba, no Litoral do estado, abandonaram o emprego e pararam de exercer todas as atividades na cidade. Os profissionais, que são contratados pela prefeitura, estão desde junho sem receber os salários.

Cinco postos de saúde estão fechados e somente o pronto socorro funciona. O atendimento é feito por apenas dois médicos. Em entrevista ao telejornal ParanáTV da RPCTV, o médico Piero Calegaro disse que se parar de trabalhar a população vai ficar sem assistência. O outro profissional que exerce a mesma função no local é voluntário.

A prefeitura diz que não tem dinheiro para pagar os profissionais. A população, porém, acha que a situação está contraditória. Segundo o telejornal, o Diário Oficial do município, publicado no dia 10 de outubro, mostra que o filho do prefeito Miguel Jamur, Miguel Jamur Filho, recebeu uma gratificação de 100% no salário.

O mesmo ocorreu com outra funcionária. Selma Terezinha Braz Gonçalves, que é mulher de um vereador aliado ao prefeito, também recebeu a bonificação. O prefeito ainda nomeou o neto, Felipe Jamur, para ser secretário municipal de cultura de Guaratuba. O salário é R$ 4,5 mil por mês.

Miguel Jamur não foi encontrado pela reportagem do telejornal para comentar sobre o assunto. Na cidade, a prefeitura estava fechada e só deve reabrir na quarta-feira (29).

Sem salários

Na sexta-feira (24), a reportagem da Gazeta do Povo publicou uma matéria sobre a falta de pagamento de médicos e enfermeiros dos postos de saúde de Guaratuba. Além dos salários atrasados, não há remédios e combustível suficiente para ambulâncias da cidade.

Em entrevista por telefone ao telejornal, o secretário de saúde de Guaratuba, Cleocir Portela, disse que infelizmente a prefeitura não tem como pagar os salários atrasados e não tem uma previsão para regularizar a dívida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]