• Carregando...
Nova área de proteção, que fica no bairro Pilarzinho, tem mais de cinco mil m² de floresta nativa | Divulgação/SMCS
Nova área de proteção, que fica no bairro Pilarzinho, tem mais de cinco mil m² de floresta nativa| Foto: Divulgação/SMCS

A capital paranaense ganhou mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) nesta quarta-feira (16). A reserva Bosque das Corujas fica no bairro Pilarzinho e tem mais de cinco mil m² de floresta nativa. Com esta, Curitiba soma cinco áreas particulares de proteção ambiental, que juntas têm 34 mil m² de floresta nativa conservada.

A nova área oficializada foi adquirida no ano de 1975 pelo arquiteto Osvaldo Navaro Alvez, que há 32 anos mora no local. O proprietário recebeu do prefeito Luciano Ducci um certificado de reconhecimento da área.

Segundo Ducci, o objetivo da administração municipal é estimular que outros donos de áreas verdes transformem suas propriedades em RPPNMs. Uma das vantagens para os proprietários, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além da preservação, é a redução – ou até isenção – do IPTU. Além disso, há a possibilidade de comercializar o potencial construtivo da área.

Há, em Curitiba, aproximadamente mil locais com potencial de se transformarem em RPPNMs. Outras 28 áreas estão em processo de se tornar reserva ambiental. A primeira delas foi criada em 2007, na área de preservação do Rio Cascatinha, na bacia do Barigui, e tem oito mil metros quadrados de floresta com araucária, além da mata ciliar.

Para que um espaço se torne uma reserva, é necessário apenas que ele tenha 60% de cobertura florestal. O proprietário deve enviar uma solicitação à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Após a oficialização da área, o imóvel continua sendo do proprietário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]