• Carregando...
Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, durante entrevista coletiva do grupo The Elders, durante a Rio+20 | Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, durante entrevista coletiva do grupo The Elders, durante a Rio+20| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que falou na Rio+20 como integrante do grupo The Elders (os anciãos), disse que os governos não devem ter medo de sacrificar sua popularidade se for para tomar decisões que "digam respeito ao interesse futuro de seus países e da humanidade".

Numa referência indireta ao governo Dilma, ele pediu menos investimentos em combustíveis fósseis e mais em energia limpa. O mais recente plano de investimentos da Petrobras reduz o dinheiro que será gasto em fontes energéticas renováveis.

"É óbvio que não podemos continuar abusando de combustíveis fósseis. Então por que tomar decisões que implicam em aumentar os combustiveis fósseis? Sei que de imediato isso ajuda a sair da crise e e aumenta a popularidade, mas, olhando a mais longo prazo, por que não insistir que é preciso mudar o padrão de utilização energética? Isso é o que posso dizer a meus sucessores no Brasil e no mundo", afirmou FHC.

O grupo de Elders, criado em 2007 por iniciativa do sul-africano Nelson Mandela, reúne ex-líderes de governos e da sociedade civil que tiveram ou têm destaque no cenário internacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]