Cerca de 3 mil pessoas, segundo os organizadores, participam na manhã desta segunda-feira de uma caminhada pelas ruas do centro do Rio para protestar contra o que chamam de "capitalismo verde e mercantilização da natureza". A passeata é organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pela Via Campesina, e recebeu apoio de dezenas de movimentos sociais.

CARREGANDO :)

Manifestantes saíram às 7h do Sambódromo, onde estão acampados, desceram pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, ocuparam duas faixas da Avenida Rio Branco e se dirigiram ao Aterro do Flamengo, onde, às 10h, haverá um ato conjunto em defesa das mulheres trabalhadoras.

"O capitalismo até agora não resolveu o problema da fome no mundo. Somos contra a privatização dos bens naturais, da terra e da água. Se a terra estiver nas mãos dos trabalhadores, eles vão produzir alimento para todos", disse Amanda Matheus, coordenadora do MST e da Via Campesina.

Publicidade

A manifestação causou transtornos no trânsito, já que duas das principais avenidas do centro da cidade tiveram de ser interditadas.