• Carregando...

Um acidente durante uma exibição de carros de corrida matou um garoto de 11 anos no município de Ivaí, na região dos Campos Gerais, neste domingo. O acidente aconteceu durante um "arrancadão": a embreagem de um dos carros explodiu e estilhaços de uma peça de três quilos voou, atingindo o garoto no abdome e no coração. O arrancadão foi realizado na rodovia PR-522, na entrada da cidade. Outras duas pessoas ficaram feridas, mas não correm risco de morte.

A vítima do acidente, Mateus Chornobay, morreu na hora. A tragédia aconteceu durante a passagem de um dos carros de competição na pista de retorno, logo após o término da arrancada. O piloto que conduzia o veículo no momento do acidente fugiu por medo de represálias por parte da população. Ontem, o carro foi levado ao módulo policial para perícia.

Segundo o delegado de Imbitu­­va e responsável pelas in­­vesti­­gações, Agostinho Musselini Jr, o piloto do Opala deve se apresentar na delegacia hoje pela manhã, com seu advogado, para prestar depoimento. Os laudos da criminalística e do Instituto Médico-Legal também devem chegar nessa semana.

Um dos feridos no acidente, Diego Nidieski, de 21 anos, conta que estava a dois metros de distância do carro e do menino no mo­­mento em que a peça se soltou. "Eu estava no asfalto, do lado do carro", relata. Atingido na perna, Diego diz que viu o momento do acidente, quando o menino desceu da arquibancada para comprar um refrigerante. "Já tinha aca­­bado a corrida. Ele acelerou o carro e nisso estourou a embreagem", afirma. Além dele, outra menina, de 12 anos, também foi ferida e passa bem. Ambos foram atendidos no Hospital Municipal de Ivaí.

O evento foi organizado em parceria pela prefeitura de Ivaí com a Federação Paranaense de Automobilismo. Foi a primeira vez que o "arrancadão" aconteceu no município. De acordo com o diretor de prova da Federação, Nelson Fernandes, uma inspeção chegou a ser realizada em todos os carros um dia antes da competição, durante o treino que aconteceu no sábado à noite. "Veri­­ficamos a condição de pneus, cinto, capacete e todos os outros equipamentos de segurança. Não havia nada de errado nos carros", garante o diretor.

Segundo o secretário da prefeitura de Ivaí e um dos organizadores da prova, Erardi Borges, algumas barreiras de proteção ao lado da pista foram feitas com uso de pneus. Também havia um muro de cimento no lugar. O diretor da Federação confirma as informações. "Dentro da pista todos os cuidados foram tomados para que não acontecesse nenhum acidente, como não aconteceu. Tinha corporação médica, resgate dos carros dentro da pista, extintores, tudo. Infelizmente aconteceu essa fatalidade fora da pista de arrancada", afirma.

Mais de 3 mil pessoas estavam presentes ao evento. A competição contava com cerca de 40 pilotos, de diferentes categorias. O prefeito de Ivaí, Idir Treviso, disse que espera o resultado das investigações e que a Prefeitura se colocou à disposição dos familiares em qualquer necessidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]