• Carregando...

A falta dágua ainda atinge diversas regiões de São Paulo, mas a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, conseguiu autorização para elevar a tarifa cobrada de seus clientes em 6,4952% a partir do dia 27 de dezembro.

O índice de aumento foi autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp).

A Sabesp não admite racionamento de água nas cidades que abastece, mas tem sido comum torneiras secas no período noturno em diversos bairros e cidades. A situação se agravou com a queda no nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana.

Para estimular a economia, a companhia estabeleceu, em fevereiro, um programa de bônus na conta. O bônus varia de 10% a 30%, a depender da economia. O cálculo é feito em relação à média de consumo dos 12 meses que vão de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

Chuvas

A região do reservatório do Cantareira, em São Paulo, deve terminar novembro com a segunda maior quantidade de chuva deste ano. O acumulado até sexta-feira é de 135 mm, o que equivale a 84% da média histórica, de 161 mm para novembro. A maior quantidade de chuva deste ano na região havia sido registrada em março passado, com 193 mm. Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, a expectativa é de chuvas regulares e mais temporais para dezembro.

"A boa notícia é que está chovendo de novo. Por enquanto, a chuva serve para umedecer as áreas, que estão muito secas, e ainda não suplanta o consumo e a perda por evaporação. Mas o resultado foi muito bom", afirma Josélia.

Na capital paulista a chuva de novembro ficou em 117,7 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o que corresponde a 81% da média para o mês (146mm). Apesar de ter voltado a chover, o volume do reservatório do Cantareira, que abastece cerca de 8 milhões de pessoas na Grande São Paulo, continua a cair. O reservatório começou o mês com 12,2% do volume e agora está em 9%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]