i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Enem 2013

Mesmo total de acertos, mas nota final diferente

Método adotado para corrigir provas do Enem considera dificuldade das questões antes de atribuir valor para o candidato

  • PorDa Redação
  • 24/10/2013 21:07

De olho no percurso

Se você não recebeu o cartão de confirmação de inscrição pelo correio, acesse o site do Inep (enem.inep.gov.br) e imprima o comprovante. O documento indica o local da prova e deve ser apresentado no dia do exame. É importante conhecer o percurso para evitar atrasos. Nos dois dias, os portões dos locais de prova serão fechados às 13 horas. A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) divulgou nesta semana as linhas de ônibus especiais criadas para os dias do Enem. Confira a lista no site da Gazeta do Povo.

Gabarito

No sábado e no domingo, logo após o fim das provas do Enem 2013, a equipe da Gazeta do Povo e professores dos colégios Acesso, Bom Jesus, Dom Bosco e Expoente estarão a postos para corrigir e comentar as questões do exame. Acompanhe a resolução em tempo real e o gabarito extraoficial em www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade.

Amanhã e domingo, cerca de 7 milhões de candidatos estarão debruçados sobre as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Preocupados com fórmulas de Física e regras gramaticais, muitos estudantes fazem o teste sem saber como são feitas a correção e o cálculo da nota. Uma pesquisa divulgada pelo Ibope, em julho, mostrou que 86% dos 1.953 estudantes entrevistados entendem mais ou menos ou não entendem como são pontuados.

No Enem, a correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o porcentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item acertado por grande número dos candidatos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele enunciado.

Dessa forma, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Por isso, uma situação em que dois candidatos têm o mesmo número de acertos não significa uma mesma pontuação. O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair.

Redação

A correção da redação passou por mudanças neste ano. O texto será avaliado por dois corretores, que darão notas de zero a 200 para cada uma das cinco competências exigidas dos alunos: domínio da norma culta; compreensão e desenvolvimento do tema; defesa de um ponto de vista; argumentos e proposta de intervenção para o problema proposto; e respeito aos direitos humanos.

Se entre as notas totais dos dois corretores houver diferença superior a 100 pontos ou de mais de 80 pontos em qualquer uma das cinco competências, a redação segue para um terceiro avaliador. No caso de a discrepância continuar, a redação será corrigida por uma banca composta por três professores. O Ministério da Educação estima que 52% das redações do Enem 2013 passarão por um terceiro corretor.

Segundo o guia do estudante, é opcional dar título à redação e a letra legível é exigida para que a prova seja corrigida. Ao escrever o texto, o candidato precisa defender uma opinião sobre o tema com argumentos consistentes e, por fim, elaborar uma proposta de intervenção social concreta para o problema apresentado. As informações são da Agência Brasil.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.