• Carregando...

Metade da população maringaense pode ficar sem água neste domingo (4). A previsão foi dada nesta sexta-feira (2) pela assessoria de comunicação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Em nota encaminhada à imprensa, a empresa informa que a interrupção do abastecimento pode ocorrer em razão da última etapa das obras de ampliação e reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Maringá.

No total, 18 bairros devem ter o abastecimento comprometido entre a manhã e a noite de domingo. Podem ser afetados: Zonas 1, 2, 3, 4, 6 e 7, Jardim América, Guaporé, Paulista, Requião, Maringá Velho, Parque Industrial, Jardim Canadá, Monte Belo, Seminário, Maravilha, Monte Carlo e Vila Progresso.

"Não há como realizar os serviços sem paralisar a estação. Por isso teremos de interromper o abastecimento em vários bairros da cidade em grande parte do dia", explicou o gerente regional da Sanepar em Maringá, Valteir Galdino da Nobrega.

Neste fim de semana, serão impermeabilizados o canal de água tratada e as câmaras de contato. Para reduzir o impacto no abastecimento, a Sanepar informou que todos os reservatórios estarão no nível máximo de capacidade. A maior parte dos serviços será feita durante a madrugada, horário de pouco consumo.

Nóbrega explica que todas as ações foram planejadas pelos técnicos e engenheiros da empresa com objetivo de acelerar os trabalhos e a retomada do abastecimento. "Mesmo assim, precisamos contar com o apoio da população, para que use a água racionalmente e evite desperdícios até a normalização total do sistema de distribuição", ressalta Nobrega. Os moradores que dispõem de reservatório domiciliar não devem sentir a falta de água, desde que evitem desperdícios.

Estação passa por ampliação desde 2009

De acordo com a Sanepar, a obra de ampliação e reforma da Estação de Tratamento de Água de Maringá foi iniciada em julho de 2009 e deve continuar até final de fevereiro do próximo ano. Após a conclusão da obra, a capacidade de tratamento da estação deve passar de 950 para 1.440 litros por segundo, garantindo atendimento para Maringá até 2032.

Entre os serviços já executados está a maior parte da recuperação estrutural e impermeabilização de unidades de tratamento e filtros. Ainda está pendente a conclusão da reforma de canais, da câmara de contato e a urbanização.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]