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NOVIDADE | Mauro Campos
NOVIDADE| Foto: Mauro Campos

R$ 7,2 milhões para VLT

Projetos que não saem do papel também consomem recursos públicos. Nem todos os estudos e projetos para a instalação de meios alternativos de transporte que constam do acervo do Ippuc foram desenvolvidos pelo órgão. No acervo, constam estudos elaborados por profissionais e escritórios de engenharia de outros estados, além do Instituto Jaime Lerner, que pertence ao ex-prefeito e ex-governador.

Só o estudo de viabilidade para a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) elevado sobre a BR-476, desenvolvido durante o segundo mandato de Cassio Taniguchi, por exemplo, custou R$ 1,4 milhão (cerca de R$ 1 milhão para a elaboração do estudo de viabilidade e R$ 380 mil para a assessoria na elaboração do projeto). Por meio de sua assessoria, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), órgão ligado ao Ministério das Cidades, confirmou que repassou R$ 5,8 milhões para o projeto, em 2002. A reportagem tentou contato com Lerner e Taniguchi na semana passada, mas, até o fechamento desta reportagem, na sexta-feira à noite, suas assessorias não tinham dado retorno.

Não é de hoje que o metrô e veículos com capacidade de transporte superior aos ônibus expressos circulam no imaginário dos administradores curitibanos. As discussões e os estudos de formas alternativas de transporte de massas começaram há mais de 30 anos, sem que nenhum dos projetos tenha saído do papel. Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), os primeiros registros de estudos prévios sobre a instalação do bonde elétrico, mais conhecido como Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), datam de 1975. Até hoje, de acordo com o Ippuc, foram elaborados pelo menos 30 estudos prévios sobre meios alternativos e dois projetos básicos de instalação do VLT, em 1990 e em 2001.

A preocupação com a saturação do sistema de transporte em Curitiba começou logo após a criação do Eixo Norte-Sul, com a adoção das canaletas exclusivas de ônibus expressos, na década de 1970. Hoje, as prateleiras da biblioteca do Ippuc abrigam uma quantidade considerável de papéis amarelados com projetos de ônibus elétricos, trilhos de bondes modernos que cruzam o centro da cidade, estações de embarque e desembarque na Travessa da Lapa e até caminhos suspensos sobre a BR-476. Ao longo das últimas três décadas, no entanto, os administradores optaram por aumentar a capacidade do sistema já existente, com a adoção de medidas pontuais, como os ônibus biarticulados e o Ligeirinho.

Os estudos mais antigos, de 1975, previam a instalação de bondes elétricos, que fariam um trajeto semelhante ao dos ônibus expressos. A idéia foi abandonada, mas o formato dos abrigos e das estações acabaram sendo utilizados nos pontos e terminais de ônibus. Em 1978, um estudo assinado pelo engenheiro Adriano Murgel Branco, ex-secretário dos Transporte e de Habitação do Estado de São Paulo, previa a instalação do trolebus, ônibus elétrico até hoje utilizado na capital paulista. A idéia do trolebus ganhou ainda mais força na década de 1980, quando o então prefeito Maurício Fruet (1983-1986) determinou que um novo estudo fosse feito. A principal motivação na época era a busca de uma alternativa ao petróleo, mas o projeto foi outro que não saiu do papel.

No início da década seguinte, os projetos migraram de vez para o VLT. Em 1990, durante o terceiro mandato de Jaime Lerner como prefeito, foi elaborado o primeiro projeto básico, com o objetivo de obter financiamentos para a obra. O projeto previa a instalação do VLT no Eixo Norte-Sul, mesmo local para onde está previsto metrô nos dias de hoje. A idéia foi abandonada pelo sucessor de Lerner, Rafael Greca, prefeito entre 1993 e 1996. Outro projeto básico só seria feito mais de uma década depois, em 2001, na segunda administração do ex-prefeito Cassio Taniguchi. A diferença era o local – a idéia era construir um elevado sobre a BR-476, o trecho da BR-116 que cruza a capital. A proposta ficou no papel devido à falta de financiamento.

Leia reportagem completa no site da versão impressa do jornal Gazeta do Povo (conteúdo exclusivo para assinantes)

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