• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

A população de Curitiba é favorável à implantação do metrô na cidade, mas não quer pagar mais por isso. É o que indica a pesquisa feita a pedido do Sindicato das Empresas de Transporte (Setransp): 79,8% das 2.358 pessoas ouvidas são favoráveis ao metrô, mas 75,5% delas não aceitariam pagar uma tarifa superior a R$ 2. Já 60,9% disseram não aceitar um reajuste nas tarifas de ônibus para que o metrô fosse incorporado à rede integrada. Quando se trata dos benefícios que o metrô traria, no entanto, 55,4% apontam "economia de tempo" e 17,2% "menos lotação".

"O metrô é um modal eficiente. Mas vamos propor que se mostrem as vantagens e as desvantagens do sistema", afirmou o presidente do Setransp, Rodrigo Corleto Hoelzl. O receio é que o custo do sistema leve a endividamentos e exija subsídios por parte do poder público. Para Hoelzl, no entanto, a hipótese não pode ser descartada.

Ontem, durante palestra no 2.° Fórum de Transporte Curitiba, o economista, ex-deputado e ex-ministro Delfim Netto falou sobre a necessidade de o poder público regular a competição entre empresas que operam em setores essenciais. "O governo (federal) entendeu que o nome do jogo é a concorrência. Mas a competição precisa ser regulada em qualquer circunstância, para evitar os aspectos negativos da competição destrutiva", afirmou. (JML)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]