• Carregando...

Para ministro, fala foi "descabida"

Brasília – O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que parece "descabido" o apoio dado pelo ontem papa Bento 16 aos bispos mexicanos que desejam excomungar políticos que votaram a favor da legalização do aborto na Cidade do México, no mês de abril.

"É uma expressão. Cada um se manifesta como... Você não pode apenas prescrever dogmas e preceitos de determinada religião para um conjunto da sociedade. Me parece descabido", disse o ministro, ao comparecer à Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

São Paulo – A chegada do papa Bento XVI ao Brasil para uma visita de cinco dias foi noticiada em jornais de todo o mundo. A mídia internacional destaca a tentativa do Vaticano de manter os fiéis da América Latina em um momento em que as discussões sobre o aborto aparecem fortemente em vários países, como o México e o Brasil.

The New York TimesCom várias reportagens sobre a visita do papa à América Latina o New York Times discute a recomendação do papa de excomungar políticos que votarem favoravelmente ao aborto, lembrando o caso do México (que aprovou recentemente uma lei sobre o tema).

"O Vaticano prometeu que durante sua visita de cinco dias ao Brasil – o mais populoso país católico do mundo – Bento XVI entregará uma dura mensagem sobre a pobreza e o crime", informa o periódico.

Coração

O jornal americano Washington Post destaca na página de entrada de sua versão na internet a chegada do papa Bento 16 ao Brasil. Uma das reportagens afirma que o papa chegará no que é considerado "o coração do catolicismo", a América Latina, enfrentando importantes desafios para manter os fiéis.

No Le Monde, um dos maiores jornais da França, a visita do Papa ao Brasil aparece como tendo a missão principal de estancar a "hemorragia" de fiéis de uma Igreja Católica "desorientada".

O Monde destaca a importância da América Latina em número de fiéis para o Vaticano e apresenta, ao mesmo tempo, números do crescimento das igrejas evangélicas e neo-pentecostais no Brasil.

Teologia

O britânico The Independent, em sua reportagem sobre a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, questiona: "É a Teologia da Libertação uma força gasta?"

O jornal explica o movimento e sua ligação com o socialismo e cita a oposição do papa Bento XVI a ele. Para o Independent, "o socialismo nunca perdeu sua importância na América Latina, onde o capitalismo anda de mãos dadas com o feudalismo no campo, o Exército e a Igreja Católica como uma irresistível máquina de opressão".

O diário espanhol El País afirmou que o "papa leva ao Brasil sua oposição ao aborto" em uma das principais manchetes de sua edição digital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]