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Em Curitiba, aproximadamente mil pessoas foram prejudicadas pela falha no sistema da Polícia Federal em dois dias. Em outras cidades como Maringá, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ponta Grossa e Paranaguá, a falha também impede a emissão de passaportes.

Segundo o chefe do Setor de Passaporte da PF em Curitiba, Édson Carlos da Silva, em Curitiba são realizados, em média, 250 atendimentos de entrada para emissão do passaporte e 250 retiradas do documento por dia. "Nem mesmo a retirada agendada está sendo feita porque os passaportes ficam todos armazenados em um cofre e necessitamos do sistema para ter acesso aos documentos", explica.

Em outras cidades do interior do Paraná a situação não é diferente e nenhum passaporte foi emitido ontem. Cerca de 120 atendimentos foram afetados em Maringá. Em Foz do Iguaçu, cerca de 20 atendimentos previstos tiveram que ser remarcados. Em Ponta Grossa, aproximadamente 30 pessoas foram prejudicadas. Já em Paranaguá e Guarapuava, onde o movimento é menor, cerca de dez atendimentos, em cada cidade, foram prejudicados.

Em Curitiba, a orientação é que, assim que for normalizado o serviço, as pessoas com viagens marcadas para datas mais próximas tenham preferência no atendimento. Silva pediu que a população entenda que o problema foge do controle das superintendências regionais. "Muitas pessoas ficam nervosas e ofendem os funcionários do setor, mas posso garantir que estamos fazendo o possível para que a situação seja normalizada o mais breve possível", afirma.

A PF pede que quem tem atendimento marcado para os próximos 15 dias, e a data da viagem ainda está distante, colabore para que o serviço seja garantido aos casos mais urgentes. A ideia é que as pessoas adiem seus atendimentos no site da PF – quando for restabelecido – para que o volume de serviço volte ao normal.

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